segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Efeitos da Cafeína


Na Europa, até o século XVI, a tradição da sociedade nobre era tomar chá, sendo o café consumido de forma marginalizada. Em alguns países protestantes como Alemanha, Áustria e Suíça, este encontrou forte oposição, chegando até mesmo a ter castigado seu comércio e consumo.

Isto porque os efeitos oriundos do consumo do café, hoje sabidamente provocados pela cafeína, têm mecanismos semelhantes ao de anfetaminas, cocaína e heroína, porém com efeitos mais leves. O princípio ativo do café aumenta a produção de enzimas digestivas desencadeando irritação gástrica; estimula a liberação de adrenalina - substância que promove taquicardia, dilatação da pupila, aumento da pressão arterial, da frequência e intensidade de respiração com dilatação dos brônquios (motivo pelo qual aparece associado a antiasmáticos), estimula a contração muscular e peristaltismo intestinal-, e de dopamina, responsável pela sensação de prazer e condicionar à dependência.
A cafeína está naturalmente presente no café e em chás; adicionada artificialmente a refrigerantes, bebidas energéticas e estimulantes, e com a finalidade de sustentar o estado de alerta é associada a medicamentos indutores de sono, como os antigripais. Após ingestão, é rapidamente absorvida no trato gastrointestinal e transportada pela corrente sanguínea para todo o corpo.

Tem emprego atualmente na melhoria do desempenho atlético em exercícios anaeróbios (de alta intensidade e curta duração) por atuar no sistema nervoso central inibindo a sensação de esforço, e atenuar os mecanismos que levam a fadiga. Também estimula o consumo das reservas de gordura, e aumenta a eficiência de contração dos músculos possivelmente por interação com íons como sódio e potássio. Este efeito ergogênico somado a liberação de dopamina fazem da prática de exercícios um ato mais prazeroso.

Até 2003, a cafeína esteve entre as substâncias proibidas pelo World Anti Doping Agency (WADA/2004) por se tratar de um estimulante desportivo. Atualmente seu uso por atletas é permitido desde que monitorado. Embora a cafeína exerça maior ou menor efeito segundo características individuais da população, normalmente, o consumo deve ser controlado a fim de evitar problemas de ansiedade e no sono.

O consumo moderado propicia não só redução de fadiga, como a melhoria da resposta motora, de raciocínio e concentração; e por diminuir o calibre dos vasos sanguíneos da cabeça pode também ser benéfico para alguns tipos de enxaqueca. Considerando-se que uma xícara contendo 60 ml de café brasileiro tem teor médio de 40mg de cafeína, o consumo saudável fica limitado a 5 xícaras ao dia. Uma vez extrapolado 200mg diários, os citados efeitos benéficos são inibidos dando lugar a taquicardia, aumento da pressão arterial e espasmos musculares.

Assim como bebidas alcoólicas e dietas ricas em sal, a cafeína potencia a osteoporose (doença que causa enfraquecimento ósseo) por diminuir o aproveitamento de cálcio aumentando sua excreção. O bem estar físico depende de hábitos saudáveis e de dieta balanceada. Ideal é saber consumir sem exageros, pois nada em excesso é compatível à saúde.

Suzana Silva de Oliveira – 8º semestre Farmácia
Referências 
ALTIMARI, Leandro Ricardo et al.. Cafeína e performance em exercícios anaeróbios. São Paulo: RBCF, 2006. V 42, nº 1, jan./mar..
SOARES, A. I. S. M.; FONSECA, B. M. R.; REMIÃO, F. (Prof. Dr.). Cafeína. Porto: [S. l.], 2005.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA. Comissão de Doenças Osteometabólicas e Osteoporose. Osteoporose. Cartilha para pacientes. São Paulo: SBR, 2011.

CAMARGO, M. C. R.; TOLEDO, M.C.F.. Teor de cafeína em cafés brasileiros. Campinas: Ciênc. Tecnol. Aliment., 1998. V. 18 n. 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário