segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Uso de suplementos medicamentosos em doentes renais

O sistema urinário é muito importante para a regulação da homeostasia, ou seja, o funcionamento perfeito e adequado do organismo. É composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. Os rins são responsáveis pela filtração do sangue, regulando sua composição iônica, o pH, o volume, a pressão arterial, a manutenção da osmolaridade do sangue, a produção de hormônios, a regulação da concentração sanguínea de glicose, e por excretar resíduos e substâncias estranhas.

A insuficiência renal é a diminuição da funcionalidade do rim, que tem como principal característica supressão ou redução do fluxo de urina. As causas são decorrentes de diversos fatores como, baixo volume sanguíneo, diminuição do débito cardíaco, lesão aos túbulos renais, cálculos renais, anti-inflamatórios não esteroides, etc. 

Quando o dano renal se torna expressivo é necessário a realização de hemodiálise, processo no qual ocorrerá a filtração sanguínea em maquinário fora dos rins. O paciente em hemodiálise tende a apresentar desnutrição e anemia, devido a fatores como, ingestão alimentar inadequada, uso de medicamentos, distúrbios hormonais, gastrointestinais, insuficiência cardíaca e infecções. Outros fatores que podem levar a um quadro anêmico são: o acúmulo de toxinas que levam a morte das hemácias; deficiência de ácido fólico e vitamina B12; hiperparatireoidismo secundário; e inflamação. Essas alterações podem levar o paciente a um cansaço excessivo, desordem do sistema imune e alteração da capacidade cognitiva, afetando sua qualidade de vida.

Visando a qualidade de vida do paciente, atualmente, têm sido adotadas terapias que realizem sua suplementação alimentar, de acordo com a necessidade nutricional. As suplementações mais comuns são as de cálcio e ferro. O cálcio é utilizado pois, nos rins, ocorre a transformação da vitamina D absorvida em vitamina D ativa, ou calcitriol. Considerando-se que o rim do paciente está comprometido, não ocorrerá a transformação da vitamina, sendo, então, necessário realizar essa suplementação. Quanto ao ferro, o acréscimo é fundamental, uma vez que esse elemento é considerado um dos minerais mais importantes para a manutenção metabólica. O processo de hemodiálise pode provocar sua perda, fazendo-se necessária a suplementação.

Demais suplementos também podem ser utilizados, variando conforme a necessidade individual do paciente, que será definida pelo médico.

Mayra Ivonete Wessling – 6º semestre do curso de Farmácia

Referências:

TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. PRINCÍPIOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA, 12 ed, 2010, Editora Guanabara Koogan.

REIS, DAIANE MARQUES DOS; BELO, RENATA FRANÇA CASSIMIRO. Utilização de suplementos alimentares e suas possíveis interações com fármacos em pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 5, n. 1, ago. 2017. ISSN 2525-359X. 

VALENZUELA RGV et al. Estado nutricional de pacientes em hemodiálise crônica em hemodiálise hemodiálise no amazonas. Rev Assoc Med Bras 2003; 49(1): 72-8

RIBEIRO JUNIOR, Alberto Lopes et al. Suplementação com vitamina d em pacientes com doença renal crônica associada à hipovitaminose d. Arquivos de Ciências da Saúde, [S.l.], v. 24, n. 3, p. 03-07, out. 2017. ISSN 2318-3691. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário