sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Bate-papo sobre medicamentos alerta terceira idade

Aproximadamente 50 alunos da Universidade Aberta Para a Terceira Idade participaram de um bate-papo sobre interação de medicamentos, na estreia da série “Diálogos do CIM”, sob a coordenação do professor doutor Paulo Ângelo Lorandi. O evento aconteceu no dia 27 de agosto, no Campus Dom Idílio José Soares. Os assuntos tratados afetam diretamente o dia-a-dia dos idosos, que nem sempre têm a orientação adequada para tomar certos remédios ou para consumir alimentos que acabam afetando negativamente para a sua saúde.



O farmacêutico alertou sobre procedimentos de alguns médicos, que às vezes não perguntam, quando prescrevem um medicamento, quais outros remédios o paciente está tomando, o que pode gerar uma interação ruim entre substâncias. Além disso, disse que é importante os médicos conhecerem as reações adversas, e que, “hoje o volume de informações é muito grande e nem sempre o médico consegue acompanhar”.

Mais perigosa ainda é a pressão da indústria farmacêutica sobre os médicos para que estes prescrevam um determinado remédio de acordo com seus interesses e não com o que é melhor para o paciente. Segundo Lorandi, também faltam uma fiscalização da produção de alguns medicamento, como os similares, por exemplo, e um desenvolvimento da indústria brasileira, que “depende muito da matéria-prima e de conhecimento de fora”.

Bruno Almeida - aluno do 4º semestre de Jornalismo
Foto: João Paulo de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário