terça-feira, 3 de junho de 2014

O uso do medicamento na terceira idade

As pessoas com mais idade não gostam de discutir doenças porque existe uma errônea associação direta entre ser velho e doente. Existe um termo que representa o envelhecimento sadio: senescência. Com o passar do tempo, naturalmente, nosso organismo se modifica. Uma vida sadia, com boa alimentação, vida social e sexual, atividade física compatível ajudam no envelhecimento sem doenças. Também é certo que devemos cuidar da nossa velhice desde sempre. De certo modo, a qualidade de vida de nossa adolescência e da fase adulta pode indicar como será nossa terceira idade, melhor idade, ou qualquer outro modo como você quiser falar de nossa velhice.


Por outro lado, é certo que nessa fase muitas pessoas adoecem e, portanto, tomam muitos medicamentos. Mais de 80% da população idosa faz uso de pelo menos um medicamento. Assim, é importante que se faça extensa divulgação de orientações sobre o uso correto de medicamentos.

Além disso, o corpo do idoso está alterado pela idade, como ter menos água e mais gordura espalhados pelo corpo. Isso fará com que os medicamentos cheguem ao local de ação efetiva, por exemplo o coração, em quantidades diferentes das do adulto. E o pior, é que as doses de medicamentos, determinadas pelos laboratórios, geralmente não são estudadas com os idosos.

Outras mudanças importantes são a menor função renal e do fígado, que também interferem na ação dos medicamentos. Por conta disso, alguns medicamentos são contra-indicados para os idosos. Alguns estudos apontam que 15% dos idosos se utilizam de medicamentos que não deveriam. Esses estudos mostraram que muitas pessoas se utilizavam de dois medicamentos que continham substâncias semelhantes, aumentando o risco de intoxicação.

Outro aspecto importante a ser considerado é a própria condição do idoso. Muitos apresentam menor capacidade de concentração e de memorização fazendo com que metade dos idosos não saiba corretamente o nome do medicamento que usam. Seria adequado que mantivessem uma ficha escrita com o nome dos medicamentos e a forma como devem tomá-lo. E mesmo em relação à quantidade, cerca de 10% não se lembram exatamente a quantidade correta do medicamento a ser tomado.

Mesmo quando o medicamento está sendo corretamente tomado, é necessário que se fique atento aos seus efeitos. Medicamentos que ajudam a dormir, os ansiolíticos, ou outros que podem induzir o sono, como os anti-alérgicos, trazem maior probabilidade de queda do idoso, causando fratura de ossos e, como conseqüência, aumento nos casos de mortes por essa razão. Esses medicamentos devem ser usados com muito cuidado. Esse é um assunto que vale a pena retornar com mais detalhes.

O Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) da UniSantos está à sua disposição para dúvidas e sugestões, escreva para o e-mail cim@unisantos.br ou por carta endereçada ao CIM, Avenida Conselheiro Nébias, 300, 11015-002, Santos-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário