segunda-feira, 31 de julho de 2017

Medicamentos que alteram a produção de leite

O aleitamento materno sempre foi a principal fonte de nutrientes que a mãe pode oferecer para o bebê, tendo diversos benefícios para a saúde da criança. Além do valor nutricional, o leite materno apresenta benefícios imunológicos, pois a mãe consegue passar anticorpos no leite, sendo um benefício importante no combate a agentes microbianos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza a amamentação até os dois anos de idade, sendo exclusiva nos primeiros seis meses.

Estudos apontam que um dos motivos mais frequente que causa o abandono precoce da amamentação é a necessidade da utilização de medicamentos pela mãe. Os medicamentos podem apresentar diversas propriedades, tais como de ser excretado no leite materno, fazendo com que o bebê entre em contato com o remédio desnecessariamente. Além disso, os medicamentos podem ter outra interação aumentando ou diminuindo a produção do leite materno.

Muitas vezes o médico pode prescrever algum destes medicamentos justamente por ele ter o efeito de alterar o volume de produção do leite materno, porém também pode haver situações que este efeito seja indesejável. Normalmente é desejado aumentar a produção de leite materno em situações como, por exemplo, partos prematuros ou em casos de adoção, já que a produção de leite começa a ser estimulada durante o período de gestação.

Os medicamentos mais utilizados e capazes de estimular a produção de leite materno são a domperidona e a metoclopramida. Estes medicamentos são comumente prescritos para casos de náuseas e vômitos, porém eles têm a capacidade de inibir uma substância que, no organismo, inibe a produção de leite, a dopamina.

Já os medicamentos como diuréticos, testosteronas e estrógenos são capazes de reduzir a produção de leite.  Medicamentos com essa capacidade geralmente são evitados, pois a saúde da criança está intimamente ligada aos níveis de produção e qualidade do leite materno. Portanto, é necessário que o médico esteja ciente desses efeitos durante o ato da prescrição, para garantir a saúde da mãe e da criança.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 6° semestre do curso de Farmácia

Referências:        

CHAVES, R.G.; LAMOUNIER, J.A. Uso de medicamentos durante a lactação. J Pediatr. Rio de Janeiro, v.80, n.5, p.189-198, 2004.


CHAVES, R.G. et al. Medicamentos e amamentação: atualização e revisão aplicadas à clínica materno-infantil. Rev Paul Pediatr. São Paulo, v.25, n.3, p.276-288, 2007. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário