quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Saiba mais sobre os Medicamentos Isentos de Prescrição


Foto: ASCOFERJ
Os medicamentos são desenvolvidos para controlar e tratar doenças. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, eles não são inofensivos ao organismo. Se mal utilizados podem causar problemas graves a saúde.
Por isso, os medicamentos que exigem mais cuidados ao ser consumido são tarjados obrigando a prescrição médica. O médico é o profissional capacitado para avaliar as condições orgânicas do paciente e fazer o diagnóstico correto e, a partir disso, receitar o remédio na medida certa para tratar a doença daquela pessoa. Qualquer substância administrada sem orientação ou prescrição médica pode provocar efeitos indesejados. As tarjas são faixas coloridas (vermelho ou preto) que se apresentam de forma longitudinal na embalagem.
Os MIPs (Medicamento Isento de Prescrição) destinam-se a situações corriqueiras, para sintomas simples e leves como: dores de cabeça; acidez estomacal, azia; febre; tosse; prisão de ventre; aftas; dores de garganta; assaduras; hemorroidas; congestão nasal e entre outros.
Os sintomas acima podem ser considerados simples desde que não ocorram com frequência e nem por um longo período de tempo. Quando, o individuo apresentar mais de um sintoma de uma vez, os MIPs também devem ser usados.
O controle da segurança dos medicamentos é realizado através de leis nacionais interagindo com o cenário mundial, pois cada país apresenta suas próprias características de controle. Os MIPs são conhecidos, internacionalmente, pela sigla OTC (Over-The-Counter).
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o uso responsável de medicamentos é a prática dos cidadãos em tratar seus próprios sintomas e males menores com MIPs aprovados pelas autoridades sanitárias, disponíveis devido à sua segurança e eficácia, quando consumidos segundo as instruções. Além disso, a OMS recomenda que os medicamentos para essa prática sejam acompanhados por uma informação adequada ao consumidor (bulas e rotulagens). Alguns exemplos de MIPs são: analgésicos, vitaminas, antiácidos, laxantes, descongestionante nasal, e etc.
A ABIMIP, Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição, é uma entidade que congrega os principais fabricantes de origem nacional e internacional de medicamentos isentos de prescrição. A ABIMIP prima pelo uso responsável dos MIPs e é contra a prática da automedicação.
É importante que a automedicação seja assistida, ou seja, acompanhada por um farmacêutico ou outro profissional da saúde capacitado para poder informar e orientar corretamente a melhor forma de consumir os medicamentos, uma vez que quando não utilizados com responsabilidade, estes podem trazer riscos ao consumidor. Geralmente o que mais acontece é o diagnóstico inadequado feito pelo próprio consumidor. Às vezes, uma tosse, diarreia, dor de cabeça ou azia são mais do que sintomas simples de fácil solução, podem ser sinais de várias doenças graves diferentes.  
Por isso, quando os sintomas persistirem, piorarem ou apresentarem recaídas, deve-se suspender o uso dos MIPs e consultar um médico. Esteja atento para dores agudas, se surgirem efeitos não desejados, se apresentar ansiedade, inquietação, depressão, agitação e entre outros. Nestes casos, procurem um médico. Além dessas situações, deve ser dada especial atenção na administração de medicamentos em casos de gravidez e aleitamento, assim como em bebês e crianças.

Texto: Thaíris Alves de Queiroz (aluna do 4º semestre do curso de Farmácia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário