segunda-feira, 12 de novembro de 2012

TCCs abordam medicamentos com ibuprofeno e suplementos utilizados em musculação


Confira os resumos dos Trabalhos de Conclusão de Curso sobre medicamentos


Atenção Farmacêutica relacionada a qualidade dos medicamentos líquidos contendo ibuprofeno coletados em residências de Santos


Resumo:

Há mais de 10 anos os medicamentos são os líderes do ranking de intoxicação e envenenamento. Uma das explicações é o fato de que a população não conhece adequadamente as formas de uso, estocagem e aquisição dos mesmos e que o mau armazenamento pode alterar as características originais, podendo fazer com que o medicamento não realize o efeito desejado ou traga prejuízos à saúde do usuário. O ibuprofeno faz parte da lista de medicamentos essenciais da Organização Mundial de Saúde (OMS) e é um dos principais medicamentos empregados para pacientes pediátricos como analgésico, antitérmico e antiinflamatório. O descarte de medicamentos tem sido uma problemática principalmente pela falta de conhecimento por parte da população sobre os danos ao meio ambiente que este pode causar quando descartados incorretamente, aliado ao pouco interesse por parte dos profissionais da área em conscientizar a população. Medicamentos líquidos contendo ibuprofeno armazenados em residências de Santos (SP) foram avaliados quantitativamente. Utilizamos como instrumento de pesquisa um questionário fechado elaborado pelos próprios pesquisadores, avaliando um total de 210 residências. Somente em 28,6% das 21 amostras analisadas a quantidade de fármaco foi considerada aprovada. Índices muito altos de medicamentos armazenados e descartados incorretamente foram encontrados. Esses resultados mostram a problemática e o perigo que o simples fato de ter medicamentos em casa podem trazer para a população e que este deve ser um dos focos do farmacêutico que atua em contato direto do paciente.

PEREIRA, Alina dos Santos; CARVALHO, Mariane Gomes de;  FERNANDES; Renato Mateus; CIRINO, Fabrício dos Santos (Professor orientador)



Investigação bioquímica em atletas usuários de suplementos praticantes de musculação em academias em Santos




Resumo:


A presente pesquisa abordou um estudo transversal quantitativo, destinado a uma população de esportistas praticantes de exercícios contrarresistidos de academias localizadas na cidade de Santos-SP. Foram considerados o tipo de suplemento, característica e objetivo da utilização e hábitos alimentares associados à frequência da atividade física. A amostragem foi escolhida de forma intencional, através de uma carta-convite destinada ao coordenador das academias, incluindo na pesquisa apenas os frequentadores devidamente matriculados na academia e que aceitaram participar voluntariamente. O grupo foi composto por 60% de indivíduos do gênero masculino (n=48) e 40% do gênero feminino (n=32). A faixa etária variou de 18 a 59 anos. Foi aplicado um questionário padronizado para o estudo com questões abertas e de múltipla escolha e realizada a coleta sanguínea para as análises através da dosagem das enzimas Creatina quinase (CK), Creatina quinase fração MB (CKMB), Lactato Desidrogenase (LDH), Lactato, Mioglobina e Creatinina. O uso de suplementos foi relatado por 48,75% e a indicação feita em 56,41% por um profissional habilitado. O tempo de utilização maior foi para o período menor que 11 meses (53,85%). Os energéticos e as proteínas são os mais consumidos com 35% e 33,75% respectivamente. O desejo de alcançar a forma física foi descrita por 41,27%. Dentre os benefícios observados, a disposição (31,75%), aumento do tônus e forma física com 30,16% cada, ganhou destaque. As alterações relacionadas ao uso de suplementos foram observadas nos índices de CK (61,54%) e do lactato (56,41%). A creatinina mostrou-se alterada mesmo sem uso de suplementos em 56,1% e com o uso dos suplementos em 28,32%. Os resultados deste estudo sugerem que a utilização de suplemento alimentar está ligada à melhoria de performance na atividade física, a busca de um melhor rendimento físico associado a uma melhoria estética. Quanto aos resultados bioquímicos encontrados não foram suficientes para afirmar que os suplementos trazem algum efeito indesejável, porém não se descarta o efeito em longo prazo e a exposição relatada tanto quanto a frequência semanal e tempo que a musculação é realizada podem promover problemas futuros derivados da carga de treino excessiva. Portanto, o farmacêutico pode orientar quanto a uma alimentação adequada, interações entre alimentos, suplementos e medicamentos e principalmente quanto ao uso correto a fim de preservar a segurança para que diminuam a ocorrência de efeitos colaterais e reações adversas.



DUARTE, Celso. G. D. M.; ROCHA, Rafaela.; ELIAS, Thayane. F.; ROCHA, Silvana (Professora orientadora)  


Artigo da professora doutoranda Rosane Oliveira do curso de Farmácia junto de outros autores  relacionado a vacinas em inglês:

Resumo:

Leptospira interrogans is the etiological agent of leptospirosis, a zoonotic disease of human and veterinary concern. The identification of novel proteins that mediate host-pathogen interactions is important for understanding the bacterial pathogenesis as well as to identify protective antigens that would help fight the disease. We describe in this work the cloning, expression, purification and characterization of three predicted leptospiral membrane proteins, LIC10258, LIC12880 (Lp30) and LIC12238. We have employed Escherichia coli BL21 (SI) strain as a host expression system. Recently, we have identified LIC12238 as a plasminogen (PLG)-binding receptor. We show now that Lp30 and rLIC10258 are also PLG-receptors of Leptospira, both exhibiting dose-dependent and saturating binding (K(D), 68.8±25.2 nM and 167.39±60.1 nM, for rLIC10258 and rLIC12880, respectively). In addition, LIC10258, which is a novel OmpA-like protein, binds laminin and plasma fibronectin ECM molecules and hence, it was named Lsa66 (Leptospiral surface adhesin of 66 kDa). Binding of Lsa66 to ECM components was determined to be specific, dose-dependent and saturable, with a K(D) of 55.4±15.9 nM to laminin and of 290.8±11.8 nM to plasma fibronectin. Binding of the recombinant proteins to PLG or ECM components was assessed by using antibodies against each of the recombinant proteins obtained in mice and confirmed by monoclonal anti-polyhistidine antibodies. Lsa66 caused partial inhibition on leptospiral adherence to immobilized ECM and PLG. Moreover, this adhesin and rLIC12238 are recognized by antibodies in serum samples of confirmed leptospirosis cases. Thus, Lsa66 is a novel OmpA-like protein with dual activity that may promote the attachment of Leptospira to host tissues and may contribute to the leptospiral invasion. To our knowledge, this is the first leptospiral protein with ECM and PLG binding properties reported to date.

Crédito: ncbi.nlm.nih.gov

Farmacovigilância

Banco de dados das RAMs

Todos os anos as indústrias farmacêuticas lançam novos medicamentos no mercado mundial. Estas novidades terapêuticas visam favorecer o aumento da expectativa de vida de seus usuários e o melhor controle das doenças. Por outro lado, quando se trata de fármacos novos é preciso lembrar que os testes prévios envolvem, quando muito, um número próximo de 5000 pessoas. Já quando os medicamentos são comercializados, o número de usuário pode ultrapassar a casa do milhão e, consequentemente, um número infindável de situações não previstas nos ensaios clínicos.
A farmacovigilância preocupa-se com a descoberta, avaliação e prevenção de reações adversas a medicamento (RAM) já lançados no mercado. E com isso promove-se o uso racional e seguro de medicamentos, comunicando-se os riscos e benefícios destes fármacos no mercado, além de educar e informar os profissionais de saúde e, conseqüentemente, os pacientes.
Há 30 anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o Programa Internacional de Monitoramento de Reações Adversas, preocupada com os riscos que os produtos farmacológicos podem causar a saúde da população. Este programa é coordenado pelo Centro Colaborador Internacional para Monitoração de Medicamentos (Collaborating Centre for International Drug Monitoring), The Uppasala Monitoring, sediado na Suécia. Trata-se da integração de um banco de dados internacional de RAM e uma rede de instituições e cientistas interessados com as questões relacionadas à segurança de produtos farmacêuticos. Hoje em dia, mais de 106 países fazem parte do programa de farmacovigilância da OMS, inclusive o Brasil que foi admitido oficialmente em 2001 como 62º país.
Desde 1986, estas informações contidas no banco de dados tomaram forma de uma publicação. São lançadas quatro publicações por ano, sendo a mais recente o Volume 26, Número 02, de 2012,
Esta nova edição apresenta artigos sobre Ação Regulamentação e Notícias, Publicações Recentes, Informações e Eventos, Documentos de Consulta da Farmacopéia Internacional e o que mais chama a atenção são os artigos sobre Questões de Segurança e Eficácia. Nele países como Canadá, Reino Unido e Nova Zelândia citam 14 medicamentos que estão disponíveis no mercado e que apresentaram novos efeitos colaterais.
WHO Drug Information (em inglês) pode ser consultado no site  http://www.who.int/medicines/publications/druginformation/en/. Esta é uma ferramenta importantíssima que deve ser usada pelos profissionais da saúde, em especial os farmacêuticos.

Texto: Tábitha Cristina Mendes de França (aluna do 4º semestre do curso de Farmácia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário