quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Interações: Medicamentos vs. Alimentos

As interações medicamentosas entre medicamentos e alimentos não são tão conhecidas çquanto os outros tipos de interações, tais como, medicamento com álcool e medicamento com outros medicamentos. Por não parecer tão perigoso, acaba sendo um assunto esquecido pelos pacientes e até mesmo pelos próprios médicos e profissionais da área da saúde.


Por ser alimento, e ser considerado natural, não se imagina que possa haver interações.  Os alimentos podem causar alterações nos efeitos farmacológicos ou na metabolização do fármaco e, por outro lado, também pode haver implicação no aproveitamento  do próprio nutriente.

Essas interações podem ocorrer em qualquer fase da ação do medicamento. Os alimentos podem interferir na absorção, distribuição ou armazenamento do medicamento nos tecidos. Além disso, poderá modificar a metabolização ou até na excreção da substância medicamentosa. As consequências  podem ser  a modificação do tempo de disponibilidade, da ação  ou da toxicidade destas substâncias.

As interações são classificadas em físicos-químicas, fisiológicas ou patofisiológicas. As físico-químicas são aquelas quando os componentes alimentares e os fármacos formam complexos e precipitados impedindo ou comprometendo a absorção de medicamento.

O ácido tânico presente em cafés e chás mate podem precipitar vários tipos de medicamentos, tais como clorpromazina, flufenazina, prometazina, alcaloides, entre outros. 
As tetraciclinas devem ser administradas longe das refeições, mesmo podendo irritar o estômago. Estas formam complexos com o cálcio do leite, dificultando sua absorção. As tetraciclinas como outros medicamentos de difícil absorção gastrointestinal ou instáveis em meio ácido devem ser administrados longe das refeições.

As fisiológicas são as que induzem modificações orgânicas tais como no tempo de esvaziamento gástrico, metabolização e clearance renal (a capacidade de retirada, pelos rins, de alguma substância da corrente sanguínea).

O volume, a temperatura, a viscosidade, a pressão osmótica, o caráter ácido básico dos alimentos, alteram o tempo de esvaziamento gastrintestinal e as condições de solubilização.
Os alimentos com altas taxas gordurosas estimulam a secreção da bile. Os ácidos e sais biliares, por suas propriedades detergentes, aumentam a dissolução e favorecem a absorção de nutrientes e de fármacos. Medicamentos lipossolúveis, como Carbamazepina, Fenitoína, Griseofulvina, Nitrofurantoína, têm sua absorção aumentada com dietas lipídicas. A L-Dopa e a Metildopa competem com os aminoácidos provenientes de uma dieta proteica pelos transportadores ativos responsáveis por sua absorção, reduzindo-os.

Outro exemplo de interação na qual a interferência é fisiológica é quando a pessoa ingere um medicamento ácido fraco, como por exemplo, o ácido acetilsalicílico, aminoglicosídeos, barbitúricos, diuréticos, penicilinas ou sulfonamidas, e tem uma dieta alcalina , limão, cebola alho, mamão, brócolis, melancia, óleo de oliva, isso faz com que aumente a excreção do fármaco, por causa da urina alcalinizada. E, por outro lado, com o mesmo raciocínio, acontece com as bases fracas tais como amitriptilina, anfetamina, cloroquina,  morfínicos ou teofilina com uma alimentação ácida como a ameixa, carnes, frutos do mar, pães, biscoitos, arroz branco, amendoim, sorvete, cerveja,refrigerantes tendo sua excreção aumentada pela acidificação da urina.

Os aminoácidos aumentam a atuação enzimática do sistema citocromo P450 hepático, enquanto os açúcares e ácidos graxos exercem efeitos opostos no mesmo sistema enzimático. 

Sendo assim a meia-vida plasmática de muitos medicamentos pode ser diminuída quando a alimentação forem predominantes proteicas ou aumentado com dietas ricas em açucares e gorduras.


Os queijos, iogurte e vinhos possuem tiramina e essa estimula a liberação de noradrenalina nas terminações adrenérgicas, aumentando os efeitos dos IMAO.
E as patofisiológicas ocorrem quando o quadro nutricional dom indivíduo prejudica a ação do fármaco.

As deficiências nutricionais resultam de quantidades de nutrientes essenciais ingeridas em poucas quantidades, o que gera um déficit do estado nutricional. Este, por sua vez, pode afetar a ação do fármaco, por alterar a absorção, a distribuição, a metabolização e a excreção, influenciando, portanto, a resposta terapêutica. Um fator muito  importante na dieta são as proteínas. 

Um regime alimentar com elevado teor de proteína e baixo teor de carboidrato aumenta a velocidade do metabolismo do fármaco, enquanto dieta com baixo teor de proteína e alto teor de carboidrato favorece o efeito contrário. A proteína e outros nutrientes podem influenciar a atividade enzimática do citocromo P450 hepático no ser humano. Desta forma, a meia-vida plasmática de vários fármacos pode ser alterada em função dos nutrientes oferecidos pela dieta, aumentando ou reduzindo a atuação deste sistema enzimático. Vários nutrientes como zinco, magnésio, ácido ascórbico e riboflavina apresentam papel de grande relevância na metabolização hepática de fármacos.

Isadora Dias Ribeiro Santos – 6º semestre de Farmácia


PORTAL EDUCAÇÃO.Interações de medicamentos com alimentos. 2008. Disponível em http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/317/interacoes-de-medicamentos-com-alimentos Acesso em: 18 ago 2013


LOPES, E.  et al. Interações fármaco-alimento/nutriente potenciais em pacientes pediátricos hospitalizados. Rev Ciênc Farm Básica Apl. v. 34, p. 131-135. 2013. Disponível em< http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/Cien_Farm/article/viewFile/2367/1373> Acesso em :19 ago 2013
MOURA,M. REYES, F. Interação fármaco-nutriente: uma revisão. Rev. Nutrição,  v. 15  n. 2, Campinas, 2002. Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732002000200011&script=sci_arttext> Acesso em 02 set 2013

HOEFLER,R. WANNMACHER, L. Interações de Medicamentos.Ministério da Saúde.Uso racional de Medicamentos, n.4, 2010. Disponível em< http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Tema04-int_medic.pdf> Acesso em 25 ago 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário