quinta-feira, 10 de outubro de 2013

“Diálogos do CIM” prossegue com alunos de Jornalismo

A segunda edição da série “Diálogos do CIM” aconteceu, na última quinta-feira (3), com os alunos do 4º semestre de Jornalismo da UNISANTOS. Realizada na forma de uma entrevista coletiva, o professor Paulo Ângelo Lorandi apresentou o Centro de Informações sobre Medicamentos e tirou dúvidas dos alunos sobre o uso apropriado dos remédios. O que despertou maior atenção foi o consumo de bebidas alcoólicas e como elas podem afetar o organismo.

Lorandi explicou que o álcool faz com que o indivíduo perca “o senso de ridículo e os reflexos, agride o estômago” e impacta o sistemanervoso central, responsável pelos reflexos e por levar as “ordens” do cérebro aos músculos. “As substâncias psicoativas ‘ligam’ e ‘desligam’ os fios que levam as ordens, e interferem na relação com o prazer” e no controle que se tem do corpo, disse o professor.

O aluno Henrique Napolitano Gomes, de 23 anos, disse que achou ótima a ida do professor à sala de aula, já que “é um assunto de interesse de todos, pois a maioria usa [o álcool]”. Já Talitha Isabel Ferreira da Conceição, de 22 anos, gostou especialmente da forma que o professor respondeu às questões. “Ele tenta abordar um assunto mais geral nas perguntas mais restritas e pessoais. Facilita bastante o entendimento dos conceitos”.

Thaís Marques Ursini, de 18 anos, achou importante ser tratado o tema do álcool, pois a maioria dos participantes é bem nova. “Algumas palavras que falava eram um pouco difíceis e confundiam, mas depois ele explicava o significado. Também foi bom ver todo mundo interessado e perguntando bastante”. Thaís Bezerra Rocha Garcia, de 21 anos, disse que o que poderia ser uma palestra mais chata e maçante “foi agradável e não foi cansativa. Por falta de tempo, não perguntei tudo, mas vou aproveitar o e-mail e mandar as perguntas que sobraram”, completou.

Bruno Almeida - 4º semestre de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário