quinta-feira, 6 de março de 2014

Medicamentos interferem nos exames bioquímicos

Os medicamentos, para obter resultado terapêutico, modificam o funcionamento normal do organismo, acelerando-o, retardando-o ou mesmo alterando-o para uma nova situação. Com isso, o medicamento, ao provocar modificações fisiológicas, pode alterar os parâmetros bioquímicos dando resultados falsamente positivos ou negativos nos exames laboratoriais. 


Assim, ao fazer qualquer tipo de exame laboratorial, pergunte ao médico se é possível ou mesmo necessário interromper temporariamente o uso do medicamento. Alguns medicamentos usados nos dez dias anteriores a um exame bioquímico podem alterar os resultados, mesmo quando usado de forma ocasional.

E atenção, nem todos os medicamentos podem ser descontinuados. O tratamento com antibióticos deve ser antes finalizado e, somente depois, realizarem-se os exames, de preferência, após três ou quatro dias depois. Além disso, interromper o tratamento com certos medicamentos pode provocar a piora da doença, como no caso dos anticonvulsivantes. E pior, especificamente essa classe de medicamentos interfere muito nos resultados. Mas, é preciso ficar atento a todos os medicamentos de uso contínuo.

As modificações bioquímicas provocadas pelos medicamentos são bem variadas. Podemos citar os hormônios contraceptivos, os quais aumentam a quantidade de açúcar no sangue, apresentando um falso positivo para uma condição de diabetes. Esse tipo de informação é bastante acessível ao médico e ele orientará o procedimento correto. Por outro lado, a “inofensiva” vitamina C pode diminuir os valores do açúcar no sangue, não como fato biológico, mas por interagir com os reagentes do teste, diminuindo a capacidade analítica do mesmo. Esse tipo de informação nem sempre é acessível ao médico e, por isso, é muito importante informar ao laboratório sobre qualquer uso de medicamentos, seja ele recorrente ou ocasional. Considere também que a técnica analítica pode ser modificada, sofrendo maior ou menor interferência dos medicamentos nos resultados. E os médicos nem sempre acompanham esse tipo de modificação.

É importante ficar claro que qualquer medicamento pode interferir. O ácido acetilsalicílico bastante presente no cotidiano das pessoas como analgésico e anti-inflamatório pode aumentar o resultado do exame para bilirrubina, dando a interpretação de um falso problema hepático. O farmacêutico conhece essas interferências dos medicamentos sobre o resultado do exame e se ela é significativa ou não. Ele pode lhe ajudar.

Se ainda tiver dúvidas, fale com o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do curso de Farmácia da UniSantos. O contato pode ser pelo e-mail cim@unisantos.br ou por carta endereçada ao CIM, avenida Conselheiro Nébias, 300, 11015-002.



Prof. Dr Paulo Angelo Lorandi, farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP (1981), especialista em Homeopatia pelo IHFL (1983) e em Saúde Coletiva pela Unisantos (1997), mestre (1997) e doutor (2002) em Educação (Currículo) pela PUCSP. Professor titular da UniSantos. Sócio proprietário da Farmácia Homeopática Dracena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário