sábado, 13 de setembro de 2014

Contraceptivos

O corpo da mulher se prepara para a gravidez a cada ciclo menstrual. Hormônios produzidos por uma glândula chamada hipófise regula a função do ovário, tanto para produzir outros hormônios quanto para deixar o óvulo “maduro”, capaz de ser fertilizado. Basicamente, são quatro hormônios produzidos, dois pela hipófise e dois pelos ovários. Esses hormônios são secretados em pulsos, ou seja, em alguns momentos há mais deles no sangue e em outro, menos. Justamente essa variação cria o ciclo menstrual, a ponto de apenas durante um curto período haver óvulos viáveis para serem fertilizados.

É importante os óvulos estarem férteis somente em períodos específicos, pois, em caso contrário, a mulher poderia ter gravidezes sucessivas antes do parto. Esse espaço de tempo é conseguido justamente pela variação hormonal que se realiza dentro do ciclo e durante a gravidez. Conhecendo-se esse mecanismo, surgiram as chamadas “pílulas anticoncepcionais”, ou contraceptivos hormonais. Esses medicamentos mantêm em alta os hormônios que impedem a ovulação e, assim, mantendo o controle da gravidez.

Mas todo hormônio sempre irá mexer em vários pontos do organismo, o que irá provocar as reações adversas. Os contraceptivos são medicamentos seguros, porém, como todo medicamento precisa ser usado de forma racional. Os contraceptivos são formados por substâncias semelhantes aos hormônios femininos estrogênio e progesterona (ou apenas pelo último), os quais agem impedindo a ovulação e espessando o muco cervical, diminuindo a mobilidade do espermatozoide, impedindo a fecundação.

Os contraceptivos foram continuamente aperfeiçoados, diminuindo as reações adversas, mas elas ainda existem. Esses medicamentos podem provocar problemas de circulação, favorecendo a formação de coágulos chamados de trombos, obstruindo a circulação sanguínea. Esses trombos, quando soltos, passam a ser designados êmbolos e trazem grande risco, principalmente, ao pulmão. Para a mulher fumante ou com mais de 35 anos, o risco estará aumentado. A hipertensão também traz precaução no uso das “pílulas”.

Um alerta importante é o de que o uso de contraceptivos não descarta o uso de preservativos, como proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis – DST. Outro alerta é quanto ao modo correto de se usar as “pílulas”. Sua eficácia de até 99,9%, no controle da gravidez, pode ser perdida quando a mulher não faz uso diário regular, inclusive de horário. Outro aspecto importante é a perda da efetividade quando se usa concomitantemente a alguns tipos de antibióticos, o que sugere o uso de preservativos.

Se ainda tiver dúvidas, encaminhe sua dúvida para o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do curso de Farmácia da UniSantos. O contato pode ser pelo e-mail cim@unisantos.br ou por carta endereçada ao CIM, avenida Conselheiro Nébias, 300, 11015-002. Acesse http://cimunisantos.blogspot.com.br/

Prof. Dr Paulo Angelo Lorandi, farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP (1981), especialista em Homeopatia pelo IHFL (1983) e em Saúde Coletiva pela UniSantos (1997), mestre (1997) e doutor (2002) em Educação (Currículo) pela PUCSP. Professor titular da UniSantos. Sócio proprietário da Farmácia Dracena e Cheiro da Terra, produtos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário