sábado, 27 de setembro de 2014

Precipitação na adolescência leva a decisões de risco

 Métodos contraceptivos, interações medicamentosas, gravidez na adolescência, DSTs e AIDS foram temas discutidos em recentes artigos publicados neste blog. Impulso e ansiedade podem estar relacionados as causas que levam jovens a comportamentos que trazem riscos a sua própria saúde.



“O jovem sabe de todos os problemas que pode ter, mas na hora do fazer, aparece o lado dele de insegurança, que acaba apagando o lado do raciocínio, o lado da informação, e ele age por impulso”, explica o psicólogo Hélio Alves, doutor em Psicologia Clínica e docente do curso de Psicologia da UNISANTOS. De acordo com ele, os jovens agem por puro impulso e ansiedade devido ao fato de ainda não se conhecerem. Sendo assim, acabam buscando o seu lugar na sociedade em coisas que para eles são novas.

O professor comenta que há crianças que crescem em meios carentes, e mesmo sem estímulo acabam desenvolvendo uma conduta bem correta em relação ao comportamento. Outros indivíduos crescem em ambientes com todo o conforto, mas acabam tomando decisões erradas. “Vai depender da pessoa. Quem decide é sempre a pessoa. Ou por bem ou por mal”.

Todas essas indecisões, dúvidas e curiosidades levam os adolescentes a se precipitar em suas atitudes. Ao perceber que fizeram algo que poderá prejudicá-los, procuram a solução mais rápida que, supostamente, possui o efeito mais eficiente possível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário