quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

CIM lança a série Memórias Farmacêuticas

Como olhar adiante sem ter como base referências do passado? Recordar é preciso. Pensando nisto, o Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) da Universidade Católica de Santos (UniSantos) lança, na página do Facebook, a série Memórias Farmacêuticas. Entre os próximos dias 14 e 18, serão realizadas publicações sobre produtos que fizeram parte da história da farmácia. Mais do que lembrar como eram determinados objetos, o CIM realiza um resgate da história de cada um, com informações sobre quem inventou e para qual finalidade eram utilizados.

O objetivo é promover reflexões sobre as mudanças farmacêuticas ao longo dos anos. Coordenador do CIM, o professor doutor Paulo Angelo Lorandi destaca a importância em conhecer a história a fim de pensar nas possibilidades futuras. “Conhecer o passado nos permite contextualizar toda a tecnologia presente, que surge do processo evolutivo. A importância da profissão foi construída por ações de nossos antecessores e somente pelo conhecimento da história estamos aptos a dignificá-la”.

A produção das informações sobre os produtos foi feita pela aluna Marina Maria de Oliveira, recém-formada pelo curso de Farmácia da UniSantos, sob orientação do professor Paulo Lorandi. “Eu acredito que a história nos ajuda a entender o presente, a saber qual caminho foi feito para chegar até aqui. A história faz parte da construção de quem somos hoje”.

ACERVO HISTÓRICO - Também preocupado em resgatar as memórias da farmácia, Ricardo Lopes Villas Boas, farmacêutico aposentado, irá inaugurar o Acervo Histórico Farmacêutico. Da porcelana ao vidro e até livros de décadas passadas, os produtos de sua coleção foram adquiridos ao longo de mais de 30 anos. Mais de 750 peças ligadas à história farmacêutica estarão expostas no Instituto Histórico e Geográfico de Santos (Avenida Conselheiro Nébias, 689), a partir de março do ano que vem.

Ricardo no acervo que será inaugurado em 2016
Assim como no caso do CIM, a ideia de Ricardo Villas Boas surgiu a partir do interesse em compartilhar conhecimento. “Poder mostrar minha coleção é tudo o que eu queria”. Os produtos estarão dispostos em vitrines, cada qual com informações a respeito. Interessados em saber mais sobre o acervo podem acessar o grupo no Facebook chamado Acervo Histórico Farmacêutico.

SERVIÇO – O Centro de Informação sobre Medicamentos tem o blog como uma ferramenta para orientar e informar a população sobre o uso consciente do medicamento. O CIM está presente também no Facebook, através da página CIM UniSantos e no twitter @informativo_CIM. Dúvidas podem ser esclarecidas através das redes sociais ou pelo e-mail cim@unisantos.br.

Liliane Souza - 4º semestre do curso de Jornalismo
Crédito de foto: Departamento de Imprensa UniSantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário