segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Conjuntivites Bacterianas

Em épocas de festas, quando as pessoas têm o costume de comemorar em festas de grandes aglomerações e, muitas vezes, abertas ao público em geral. Esses momentos são propícios na facilitação da transmissão de diversos tipos de doenças infecciosas como, por exemplo, as conjuntivites.As conjuntivites são inflamações na membrana externa do globo ocular, gerando vermelhidão e desconforto no olho. Podem ter várias causas, infecciosas (vírus, bactérias) ou não (irritação por gases ou secura do ar). 

As infecciosas podem ter surtos em tempos de comemorações, devido às aglomerações. Isso ocorre pelo fato da doença se alastrar pelo contato pessoal e direto do indivíduo infectado com o sadio.

É comum as pessoas pensarem que a conjuntivite é simples, podendo ser tratada sem necessidades de muita atenção, porém há mais de um tipo de conjuntivite. Por mais que os vírus sejam os maiores responsáveis por essas infecções oculares, há também as conjuntivites bacterianas, que são mais raras, porém tem características e tratamento diferente.

Os sintomas de ambas as conjuntivites são semelhantes, porém o que diferencia a infecção bacteriana da viral é a presença de muita secreção purulenta com característica espessa, podendo estar na cor amarelada ou esbranquiçada.

Vários tipos de bactérias diferentes podem causar conjuntivite. Porém, um tipo específico chama a atenção, a infecção por Clamídia. Essa bactéria, que é sexualmente transmissível, pode causar o tracoma, infecção mais grave que pode causar cegueira.

O processo de infecção se dá pelas mãos contaminadas que tocaram a região genital e as colocam diretamente no olho. A clamídia é uma infecção sexualmente transmissível muito comum na genitália feminina. Mas também presente nas secreções masculinas.

As conjuntivites bacterianas normalmente se curam entre sete e quatorze dias, porém, como essas infecções podem evoluir para doenças mais graves, e seus sintomas trazem grande desconforto, é importante o uso de colírios a base de antibióticos, para fins de tratamento.

Os colírios antibióticos inibem o crescimento das bactérias e as eliminam, cessando a infecção. Porém, é necessário haver a constante higienização dos olhos, removendo o muco purulento e hidratando os olhos com a utilização de lágrimas artificiais. Nunca comece um tratamento por conta própria, sempre busque ajuda profissional em casos de suspeita de conjuntivite.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 6º semestre do curso de Farmácia

Referências:

LIMA, A.N.H.; OECHSLER, R.A. Como diagnosticar e tratar conjuntivites. Revista Brasileira
de Medicina. São Paulo, v.69, n.8, p. 210-8, ago./set. 2012.

BOROWSKY, C.; BELLINI, L.P. Atualização no diagnóstico e tratamento das conjuntivites.
Revista da AMRIGS. Porto Alegre, v.51, n.3, p.222-225, jul./set. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário