quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Higienização dos olhos



O sistema sensorial, o qual é responsável por encaminhar as informações recebidas para o sistema nervoso central, é composto por cinco sentidos, o paladar, o olfato, a audição, o tato, e a visão. Mais da metade dos receptores sensitivos no corpo humano, está localizada nos olhos, e uma grande parte do córtex cerebral é dedicada ao processamento das informações visuais. O globo ocular está localizado dentro de uma cavidade óssea protegido pelas pálpebras.  As pálpebras fazem parte das estruturas oculares acessórias, que incluem também os cílios, os supercílios, o aparelho lacrimal e os músculos do bulbo do olho.

As pálpebras superiores e inferiores são responsáveis pela proteção dos olhos contra a luz excessiva, além de proteger contra objetos estranhos e realizar o espalhamento da secreção lubrificante sobre os bulbos dos olhos. Os cílios e os supercílios são responsáveis por proteger contra os raios solares e objetos estranhos, impedindo também a entrada de gotículas da transpiração nos olhos. O aparelho lacrimal é um grupo de estruturas que produz e drena o líquido lacrimal (lágrimas).

O líquido lacrimal produzido por essas glândulas é uma solução aquosa contendo sais, um pouco de muco, e lisozima, enzima bactericida e protetora. O líquido protege, limpa e lubrifica o bulbo do olho através do ato de piscar as pálpebras. Por fim, os músculos do bulbo do olho são responsáveis pela movimentação do mesmo, permitindo-nos enxergar de diversos ângulos.

Apesar de apresentarmos diversos mecanismos de proteção do globo ocular, existem diferentes fatores que podem causar desconforto, e até mesmo o comprometimento visual. Como, por exemplo, vento, condicionamento do ar, uso de lentes de contato, que podem promover um quadro de olho seco decorrente da evaporação da lágrima.

O uso de maquiagens, poeira e poluição também podem servir como irritantes, promovendo quadro alérgico, e podendo também atuar como transportadores de bactérias, o que resultaria em infecção ocular. Considerando esses aspectos, a limpeza adequada dos olhos torna-se de extrema valia, haja visto que na maioria das infecções oculares, o motivo é a falta de higiene, ou sua realização de forma inadequada.

Para que isso ocorra de maneira correta, recomenda-se lavar diariamente os cílios e as pálpebras com água corrente, podendo utilizar produtos específicos para a região ou shampoo neutro. Se e quando necessário, utilize colírios sem princípios ativos ou soro fisiológico recentemente aberto.

Não use soro caseiro, apenas os adquiridos em farmácia. Remova totalmente a maquiagem após a sua utilização, podendo utilizar demaquilantes para melhor limpeza. Evite o contato das mãos com os olhos quando as mesmas não estiverem completamente higienizadas. Utilize óculos escuros com proteção UV, no intuito de se reduzir a exposição dos olhos a poeira, sol e o vento. Evite o compartilhamento de objetos de higiene pessoal, como toalhas de rosto e lenços.

E em caso de suspeita de infecção ocular, procure o seu oftalmologista ou profissional da saúde para o indicar a melhor maneira de se reduzir o processo infeccioso.

Mayra Ivonete Wessling – 7º Semestre – Farmácia.

Referências:


TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. PRINCÍPIOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA, 12 ed, 2010, Editora Guanabara Koogan.

HOSPITAL DE OLHOS PAULISTA. Higiene ocular. Disponível em: http://www.holhospaulista.com.br/index.php/8-dicas- para-higiene- ocular/>. Acesso em 01 Fev. 2018.

PORTAL DA OFTAMOLOGIA. Curiosidades sobre a visão. Disponível em:< http://www.portaldaoftalmologia.com.br/curiosidades/586-curiosidades- sobre-a- visao>. Acesso em 01 Fev. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário