terça-feira, 2 de abril de 2013

Medicamento para a asma não causa dependência

   
"O uso crônico de medicamento para o tratamento da asma não chega a causar dependência”, diz a farmacêutica Letícia Zambelli Simões, que esteve no dia 21 de março, proferindo palestra sobre apara os alunos do curso de farmácia da UNISANTOS. Apesar disso, ela alerta para o fato de que o paciente jamais deve usar medicamento sem prescrição médica, pois a asma pode estar associada a outras doenças, como renite, sinusite ou refluxo.

Letícia Simões explica que o tratamento da doença não é barato, mas que com a prescrição médica o paciente pode adquirir medicamento na rede pública de saúde. Para uma melhor orientação, os pacientes também contam com vídeo educativo disponibilizado pelo Instituto do Coração (Incor), com dicas para utilização dos dispositivos inalatórios. Acesse www.incor.usp.br.

Para amenizar os quadros de crise, ela lembra o quanto é importante evitar o contato com ácaros, pêlos de animais, cigarro e poluição, afinal eles são desencadeadores da doença. A educação do paciente é parte fundamental da terapêutica da asma e deve integrar todas as fazes do atendimento ambulatorial e hospitalar. Para mais informações, acesse www.saude.gov.br.


 José Daniel Gonçalves – 3º semestre de Jornalismo
Foto: Alberto Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário