sexta-feira, 3 de maio de 2013

Anabolizantes e Suplementos

­­A busca incessante por um corpo perfeito faz com que as pessoas utilizem vários artifícios para obter seus objetivos. Um desses artifícios é o uso de anabolizantes e de suplementos alimentares. São substâncias diferentes e com funções diversas, porém ambas auxiliam na formação de massa muscular.

Os anabolizantes (esteroides androgênicos anabólicos) foram descobertos por volta de 1930, são hormônios naturais ou sintéticos com ação semelhante à testosterona (hormônio masculino). Esse hormônio é um dos responsáveis pelo provimento do crescimento celular e de sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo.

Desde sua descoberta são utilizados em diversas terapêuticas, como no tratamento de pacientes submetidos a grandes cirurgias ou em aqueles que tenham sofrido acidentes sérios com grande perda de tecidos. As pessoas com doenças crônicas debilitantes também podem serem auxiliados na reconstituição dos tecidos, como na osteoporose, no câncer e na AIDS. Nos esportes, de forma ilícita, são utilizados para o aumento da força física e da massa muscular para maior desempenho dos atletas.

Os suplementos são destinados a fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos e, principalmente, aminoácidos (formadores de proteínas) para complementar a dieta quando a pessoa não consegue alimentação variada e não ingere todos os nutrientes necessários.  Ela é mais indicada quando os exercícios são intensos, porque uma boa alimentação é suficiente para suprir as necessidades do nosso corpo.

Apesar dos fabricantes informarem vários benefícios ao consumir os suplementos, não há dados científicos que comprovem muitos desses efeitos. O grande problema atual é que as pessoas querem efeito rápido sem grandes esforços e sem respeitar seu biótipo genético. O uso abusivo e inadequado dos suplementos de derivados proteicos podem causar danos renais, pela sobrecarga no metabolismo dos aminoácidos.

O uso de anabolizantes para ganho de massa muscular é totalmente contraindicado. Para os atletas se configura como doping  sendo punido pelas autoridades esportivas. O problema mais comum do uso de anabolizante é o aumento da pressão arterial e alterações nos níveis de colesterol. Essas alterações aumentam o risco de doenças cardiovasculares (arritmias, insuficiência cardíaca congestiva e até morte súbita por parada cardíaca). Nos homens, há o desenvolvimento da ginecomastia (desenvolvimento das mamas) e da infertilidade; nos adolescentes podem interferir no crescimento; e nas mulheres podem torná-las masculinizadas, com alteração no tom de voz e aumento de pelos em todo o corpo. Os anabolizantes, ainda, podem causar problemas mais graves como câncer de próstata, de fígado e ósseo, rigidez muscular, que normalmente provoca fraturas espontâneas e lesões articulares, musculares e de tendão.

 Thairis Alves de Queiroz - 5º semestre de Farmácia


Referências

Anabolizantes

SILVA, P. R. P.; DANIELSKI, R.; CZEPIELEWSKI, A. M. Esteróides anabolizantes no esporte. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922002000600005&lang=pt>. Acessado em: 23 de abr de 2013.

CEBRID. Esteróides anabolizantes. Disponível em: <http://www.cebrid.epm.br/folhetos/anabolizantes_.htm>. Acessado em: 23 de abr de 2013.

SBEM. Anabolizantes Esteróides e os Jovens. Disponível em:<http://www.endocrino.org.br/anabolizantes-esteroides-e-os-jovens/>. Acessado em: 24 de abr de 2013.      

  
Suplementos
BEM ESTAR. Suplementos alimentares servem para suprir necessidades nutricionais.Disponível em:<http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/04/suplementos-alimentares-servem-para-suprir-necessidades-nutricionais.html>.Acessado em: 25 de abr de 2013.      

ALVES, C.; LIMA, R. V. B. Uso de suplementos alimentares por adolescentes. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572009000400004&lang=pt>. Acessado em: 25 de abr de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário