quarta-feira, 15 de maio de 2013

Tratamento da gripe também precisa de orientação

Na edição de segunda-feira (13) do programa Bem Estar, da Rede Globo de Televisão, foi discutido o uso indiscriminado dos antibióticos. Um dos alertas feito pelos médicos presentes foi o da não eficiência deles contra a gripe, que é causada pelo vírus Influenza, e os antibióticos atacam as bactérias. De acordo com a cartilha da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é importante ressaltar que “Infecções causadas por vírus como gripes, sarampo, caxumba, rubéola e outras não podem ser curadas pelos antibióticos”.

Segundo a cartilha, “ainda não existem medicamentos que tenham demonstrado bons resultados no combate aos vírus da gripe e dos resfriados, por isso o tratamento é direcionado ao alívio dos sintomas”. Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, nariz entupido, espirros, dor de garganta, dores no corpo, febre e tosse, e, para aliviá-los, analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, xaropes são indicados, mas ainda sob orientação médica.

Como os medicamentos precisam de acompanhamento médico ou de prescrição e o maior número de casos ocorre durante o inverno, que começa em junho, as melhores maneiras de se evitar a gripe ainda são através da alimentação saudável e da vacina. Esta ajuda a “prevenir a doença em 70 a 90% das pessoas ou, pelo menos, diminuir a gravidade da doença”.

De acordo com o Informe técnico da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza de 2013, “alguns estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a vacinação pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e o risco global de hospitalização e morte, em cerca de 50% a 68%, respectivamente. Referem-se ainda a redução de mais de 50% nas doenças relacionadas à influenza”.

Bruno Almeida - aluno do 3º semestre de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário