segunda-feira, 13 de junho de 2016

Gota

A gota é uma forma de artrite (inflamação das articulações) e causa episódios súbitos e graves de dor, calor, rubor (vermelhidão) e tumefação, que é o aumento do volume de uma parte do corpo podendo ser provocada por um processo inflamatório. Geralmente a gota não “passa” de uma articulação para outra, quem tem gota em uma não necessariamente terá em outra.

A dor e a tumefação são causadas pelo acumulo ácido úrico que são depositados na articulação. O ácido úrico é formado normalmente quando o organismo decompõe uma substância chamada purina para realizar a sua excreção.

Em situações normais o ácido úrico é dissolvido no sangue e vai para a urina através dos rins. Na pessoa com gota, ocorre um aumento exagerado de ácido úrico no sangue, gerando a formação de cristais que se depositam nas articulações e em outros tecidos causando inflamação.

A gota pode afetar as pessoas com episódios rápidos e podem nunca mais vir a ter outras com episódios frequentes e dolorosos que podem evoluir para rigidez e lesão das articulações. Ela pode ser controlada e prevenida com medicações. O tratamento correto pode ajudar a evitar totalmente os episódios agudos e a lesão na articulação a longo prazo.

A gota é causada pelo aumento de ácido úrico no sangue, denominado hiperuricemia, porém há pessoas que tem os níveis aumentados e não tem a gota.

A hiperuricemia pode ser causada por uma ou ambas as situações: os rins não conseguem se livrar do ácido úrico na velocidade necessária e/ou o organismo produz muito ácido úrico. Porém alguns fatores como o uso de diuréticos, características hereditárias, dieta, peso e consumo de álcool.

O diagnóstico é feito com base nos sintomas do paciente e o médico pode pedir um exame de sangue para determinar os níveis de ácido úrico. Se os níveis estiverem aumentados não significa que o paciente tenha gota da mesma maneira que os níveis normais também não significam que o paciente não tenha. A forma mais segura de concluir o diagnóstico é colher o liquido de uma articulação que esteja com suspeita de estar afetada, e através do microscópio verificar a presença de cristais nesse liquido.

Muitas pessoas com gota não precisam tomar medicamentos, porém se tiver que tomar, pode ser necessário que faça uso crônico, com a finalidade de evitar problemas futuros.

O tratamento é realizado principalmente com o uso de medicamentos, controle da dieta e são adaptados para cada caso e podem ser realizadas algumas alterações no decorrer do tempo. O alopurinol é o principal medicamento e sua função é diminuir a quantidade de ácido úrico no sangue e na urina, reduzindo a velocidade com que o organismo produz o ácido úrico.

Para as pessoas que têm hiperuricemia, mas não tem outros problemas, não é necessário o uso da medicação. Os medicamentos são utilizados nos casos para aliviar a dor e a tumefação do episódio agudo, prevenir episódios futuros, prevenir ou tratar os tofos, que ocorre quando o acumulo de ácido úrico forma grandes depósitos, e evitar cálculos de ácido úrico nos rins.

A obesidade pode estar ligada a altos níveis do ácido úrico no sangue.

O paciente deverá tomar pelo menos de 10 a 12 copos de 250 mL de líquido não alcoólico por dia pois, o álcool em excesso, principalmente a cerveja e o vinho, podem aumentar os níveis de ácido úrico.

Alguns alimentos como sardinhas, anchovas, frutos do mar, miúdos (rim, fígado), legumes como feijão, soja e ervilha podem aumentar os níveis do ácido.

Para balancear a dieta deve-se consultar o nutricionista.

Lais Oliveira Reis – 7º semestre do curso de Farmácia

Referência:

ARAÚJO, R.L., Gota. Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário