quarta-feira, 8 de junho de 2016

Reumatismo

O reumatismo é o nome dado para a maioria das doenças crônicas que comprometem o sistema músculo-esquelético. O reumatismo atinge grande porção da sociedade brasileira, abrangendo dos jovens até, principalmente, os idosos. As doenças mais comuns dentro do conceito de reumatismo são as doenças que causam inflamação nas nossas articulações por conta de uma reação do nosso sistema imunológico contra as nossas próprias células, como a artrite reumatoide; as doenças que afetam os nossos ossos, como a osteoporose; as espondiloartropatias; as doenças articulares degenerativas; as artrites intermitentes e as artropatias, tendo as artropatias microcristalinas, como a gota, as artropatias reativas, como a osteomelite e as artropatias secundárias, que ocorrem devido à evolução de outras doenças, como a diabetes mellitus.

As causas e tratamentos das doenças reumáticas variam muito, sendo importante um médico especialista saber diagnosticar precisamente qual a doença que está acometendo o paciente. Por se tratarem de doenças crônicas, necessitam de tratamento prolongado e acompanhamento constante, pois quando se fala de doenças reumáticas, a evolução da doença e a gravidade do caso variam de paciente para paciente.

É importante desmistificar certos conceitos como: reumatismo é doença de velho, reumatismo ataca no frio e dor nas articulações é reumatismo. Reumatismo pode atingir qualquer pessoa e de qualquer faixa etária. Por conta do aumento da sensibilidade em ambientes frios, o paciente acredita que a doença aparece mais no frio. Dor nas articulações pode ser resultado de diversas patologias, inclusive, que podem ser muito comuns no nosso dia a dia, como por exemplo, a dengue, não se resumindo apenas às doenças reumáticas.

Como o tratamento das doenças reumáticas variam de paciente para paciente e de doença para doença, não tem apenas um tratamento. Mas para o alívio da dor e da inflamação, os corticoides e os anti-inflamatórios não-esteroidais (AINES) são os mais utilizados. É importante saber que os hábitos do dia a dia também podem influenciar na evolução de algumas doenças reumáticas. Saiba se orientar com o médico especializado e lembre-se de pedir orientações sobre como fazer uso dos medicamentos para o farmacêutico, para não ter efeitos colaterais.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 3º semestre do curso de Farmácia

Referências:

ELY, L.S. Uso de anti-inflamatórios e analgésicos por uma população de idosos atendida na Estratégia Saúde da Família. Rev. bras. geriatr. gerontol. Rio de Janeiro v.18 n.3 Julho/Set.2015.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA – Tudo Sobre a Reumatologia. Disponível em: http://www.reumatologia.org.br/index.aspPerfil=&Menu=Reumatologia&Pagina=reumatologia/in_reumatologia.asp. Acesso em: 19 mar. 2016.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLIA – MITOS & VERDADES em Reumatologia. Disponível em: http://www.reumatologia.org.br/index.asp?Perfil=&Menu=DoencasOrientacoes&Pagina=reumatologia/in_mitos_e_verdades.asp. Acesso em: 19 mar. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário