sexta-feira, 10 de junho de 2016

Medicamentos de uso tópico

Medicamentos de uso tópico são medicações que são aplicadas diretamente na pele, não exercendo, na maioria das vezes, efeitos sistêmicos, mas sim localizados. Esses medicamentos podem vir de diversas formas, como por exemplo géis, pomadas, cremes e sprays. Os fármacos de administração oral têm um efeito sistêmico no nosso organismo, já os de uso tópico só irão fazer efeito na área administrada, após serem absorvidos pela pele e passarem para áreas mais profundas onde ocorre o problema, como por exemplo, uma inflamação muscular.        


Os medicamentos de uso tópico são normalmente indicados para dores musculares, entorses e distensões. A vantagem dessas medicações é que por serem localizadas, elas têm menos efeitos colaterais. Quando for aplicá-los, é importante levar em consideração como se aplicar, quantidade a ser aplicada e a sensibilidade a luz. É importante lembrar que essas medicações não devem ser aplicadas perto de áreas sensíveis, como os olhos, nariz, boca e áreas genitais. As informações sobre quanto deve ser aplicado e o cuidado que deverá se ter após a aplicação, deverão ser visualizadas nas instruções que vierem na bula do medicamento.

É importante rever alguns conceitos que são bastante utilizados nas práticas populares em questão desses medicamentos. É muito comum as pessoas resolverem usar anti-inflamatórios de uso tópico para qualquer dor muscular, principalmente porque essa prática de administração imediata desses medicamentos é muito visualizada quando praticantes de esportes se lesionam. Não se deve esquecer que esses medicamentos também podem produzir efeitos colaterais, principalmente relacionados à quantidade e à maneira que o medicamento foi aplicado. O efeito colateral mais comum é a erupção cutânea. Lembre-se sempre de se informar quanto ao medicamento com o farmacêutico.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 3º semestre do curso de Farmácia

Referências:

FLORES, M.P et al. Analgésicos tópicos. Rev. Bras. Anestesiol. Campinas v.62 n.2 Mar./Abril. 2012


PDG – Saúde – ANALGÉSICOS, anti-inflamatórios tópicos. Disponível: http://pdg.estiga.com/analgesicos-anti-inflamatorios-topicos. Acesso em: 19 mar. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário