sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Anabolizantes podem trazer riscos à saúde

“Anabolizantes: efeitos e defeitos” foi o tema da palestra que integrou a 12ª edição da série Diálogos do CIM, realizada no dia 10 de novembro. Com o objetivo de promover uma reflexão sobre os riscos do uso de substâncias anabólicas, o professor doutor Paulo Angelo Lorandi, do curso de Farmácia da UniSantos, abordou a temática sob a perspectiva do respeito aos limites da condição física de cada indivíduo. O evento contou ainda com a presença da professora doutora Marlene Rosimar da Silva Vieira, coordenadora do curso de Farmácia.

Paulo Lorandi, que é coordenador do CIM, explicou que forçar o organismo a ir além de sua capacidade pode trazer sérias consequências. Por isso, é preciso praticar atividades compatíveis com a condição e o biotipo. “Não adianta querer fugir do padrão genético. A estrutura muscular é própria. Quando se tenta forçar, você tem graves consequências”.

Sobre o uso de suplementos alimentares, o professor explicou que eles só se justificam quando a alimentação não dá conta de suprir as necessidades do organismo. Os anabolizantes, aliás, também podem ser recomendados, mas para casos específicos, como o de pessoas com doenças crônicas debilitantes, além de pacientes que tiverem perda de tecidos ou foram submetidos a grandes cirurgias.

Público – Estudantes de diferentes áreas aproveitaram a oportunidade para adquirir conhecimento sobre o assunto. Do 4º semestre do curso de Nutrição da UniSantos, a aluna Alani Ribeiro dos Santos disse que palestras desse tipo são importantes para que as pessoas entendam a relação entre os benefícios e as consequências dos anabolizantes.

Do 2º semestre do curso de Enfermagem, o estudante Italo Yuri Pereira Barbosa de Brito contou que decidiu participar justamente porque não tem muita informação sobre o tema. “É importante para explicar para quem é leigo que pode trazer problemas para a saúde”.

A aluna Roberta Costa Brandão está no 2º semestre do curso de Nutrição. Ela ressaltou que o evento é importante para contribuir com a disseminação de informações confiáveis. “É importante informar a população também para contribuir com o trabalho do profissional”.

Quem também participou da palestra foi a estudante Ana Carolina de Alfredo Martins, de 17 anos. Ela estuda no Colegio Senior e aproveitou a palestra para conhecer o curso de Farmácia da UniSantos. “Eu também vim na feira Trends [Católica Trends, feira de profissões da UniSantos]. Eu gostei muito da aula só que eu tenho um pouco de medo porque eu não sou muito boa em química”.

Diálogos do CIM – Inaugurada em 2013, a série Diálogos do CIM tem o objetivo de discutir questões de interesse público ligadas ao uso consciente de medicamentos. Os eventos são promovidos pelo Centro de Informação sobre Medicamentos, do curso de Farmácia da UniSantos, e abertos para toda a comunidade. Sugestões de temas podem ser enviadas para a página no Facebook Cim UniSantos ou para o e-mail cim@unisantos.br.


Liliane Souza – 6º semestre do curso de Jornalismo da UniSantos

Quer participar das palestras promovidas pelo Centro de Informação sobre Medicamentos? Acompanhe nossas redes sociais e fique ligado nos próximos eventos! 
Twitter: @informativo_CIM | Facebook: facebook.com/cim.unisantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário