segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Educação em saúde

Um profissional da saúde deve ter uma formação técnica, crítica e humanística, que permita dar o suporte aos problemas da população. A maneira mais eficiente de se tratar doenças, é fazendo-se a prevenção. Para que haja prevenção e tratamento, é necessário a promoção da saúde da população pela educação em saúde, além, obviamente, de infraestrutura consistente.

Vários fatores podem influenciar no aparecimento de doenças. É comum pensarmos que uma patologia só ocorrerá quando um vírus ou uma bactéria nos infectar. Porém, os maus hábitos alimentares, o uso incorreto de medicamentos e até mesmo os maus hábitos de higiene podem facilitar o aparecimento de doenças. Cabe aos profissionais de saúde educar a população, ensinando a maneira correta de evitar fatores que desencadeiem o aparecimento de patologias ou evitar que ela continue se desenvolvendo.

Há diversas formas de levar essas informações à população, por meio de palestras, cursos, publicações em jornais e, o que está mais popularizado hoje em dia por conta da internet, blogs e sites de notícia. A popularização das redes sociais e dos blogs influencia de maneira muito boa a educação e a promoção à saúde, pois é um veículo em que se encontra a maior parte da população. Como na internet, há grande concentração de jovens e de adultos, além de dar alcance às informações, tornando-as maior e mais prático. Uma sociedade mais informada sobre os riscos e as consequências que certos hábitos podem gerar, irá fazer com que a população adoeça menos.

Um costume que a população tem, é o de pensar que para tratar das doenças, sempre será necessário um tratamento medicamentoso. Mesmo que os medicamentos sejam considerados a principal forma terapêutica para o restabelecimento das condições de saúde das pessoas, muitas vezes eles nem se quer são necessários. Normalmente, alterar o seu estilo de vida ou se conscientizar de que não está realizando métodos de preservação da sua saúde, são mais do que suficientes para melhorar o quadro.

Em muitos casos é comum ver pacientes resistindo em alterar seu estilo de vida e ir buscar os medicamentos para controlar a doença. O farmacêutico é profissional bastante qualificado para falar sobre a necessidade de terapia medicamentosa. Sempre ouça o seu farmacêutico e apoie o uso racional de medicamentos, não faça com que eles se tornem seus inimigos, eles são necessários para somente de quem deles necessite.

João Gabriel Gouvêa da Silva - 4º semestre do curso de Farmácia

Referências:

SANTOS, A.M. Desafios e oportunidades do farmacêutico na promoção da saúde. Rev. Infarma. Brasília. v.17 n. 5. 2005.

COSTA, E.M. et al. Avaliação do papel do farmacêutico nas ações de promoção da saúde e prevenção de agravos na atenção primária. Rev. Ciênc. Farm. Básica Apl. Araraquara. v.35 n.1 p.81-88. 2014.

VIEIRA, F.S. Possibilidades de contribuição do farmacêutico para a promoção da saúde. Rev. Ciênc. Saúde Coletiva. Rio de Janeiro. v.12 n.1. Jan./Mar. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário