quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Causas e tratamento da alopecia

O cabelo é considerado um dos aspectos marcantes da aparência do ser humano. A alopecia ou perda de cabelo é um problema comum e angustiante que tem impacto na qualidade de vida. A queda capilar pode ocorrer em qualquer idade, apresentando diminuição da densidade capilar de forma generalizada ou em pequenas áreas, podendo ser agudo ou gradativo. Nas mulheres, a queda de cabelo geralmente começa na linha média da cabeça e se expande lateralmente.

Alopecia areata é uma doença auto-imune da pele e que resulta na perda de cabelo no couro cabeludo e de outras partes do corpo. No início, geralmente ocorre em uma ou mais regiões, podendo ser pequenas, redondas, com manchas suaves no couro cabeludo podendo progredir à perda total do cabelo, denominada alopecia totalis, ou da perda de pelos do corpo por completo, chamada alopecia universalis.

Os folículos pilosos (estrutura da pele capaz de produzir pelos) afetados tornam-se muito pequenos e não produzem nenhum cabelo visível acima da superfície da pele. O cabelo pode crescer ou cair novamente a qualquer momento e o curso da doença é diferente para cada um.

Esses fatores podem estar associados. Geralmente existe um fator principal, combinado em maior ou menor grau a um outro tipo, como por exemplo a alopecia difusa, também conhecida como eflúvio telógeno (ET), que apresenta ciclos capilares anormais, ou seja, o pelo que deveria estar em fase de crescimento passa rapidamente para a fase de queda.

O ET ocorre devido a diversos fatores como estresse, desequilíbrios endócrinos, deficiências nutricionais, medicamentos entre outros.

Em relação às mulheres, existem casos de alopecia por ET associada ao estresse, uso exagerado de substâncias químicas para o cabelo, uso crônico de medicamentos e prática exagerada de exercícios físicos. Além disso, há casos de queda capilar devido à intoxicação por metais pesados como chumbo e cádmio.

O tratamento não acaba com a doença, mas estimula o folículo a produzir cabelo novamente e precisa continuar até que a doença desapareça.

O tratamento mais comum é a injeção de cortisona (anti-inflamatório), que é aplicada nas manchas na pele nua. Os corticóides tópicos em creme ou loções também podem ser usados pelo paciente em casa juntamente com as injeções ou antes de iniciar o tratamento.

A solução tópica 5% concentrada de minoxidil aplicada duas vezes ao dia antes pode fazer o cabelo,sobrancelhas e barba crescerem.  É um medicamento tópico e seguro, fácil de usar, mas o tratamento não é eficaz em pessoas que perderam os pelos por completo.

Por fim, não deve ser realizada a automedicação para tratar a alopecia areata. Procure um profissional capacitado.

Lais Oliveira Reis – 8º semestre do curso de Farmácia

Referências:

ABDEL A. et al. Possible relationship between chronic telogen effluvium and changes in lead, cadmium, zinc, and Iron total blood levels in females: A case-control study. Int J Trichology. 2015 Jul-Sep;7(3):100-6.

NAAF, National Alopecia Areata Foundation, Alopecia areata, Disponivel em: https://www.naaf.org/alopecia-areata. Acesso: 04 abr. 2016.


SBD, Portal da Sociedade brasileira de dermatologia, Alopecia Areata, Disponivel em: <http://www.sbd.org.br/doencas/alopecia-areata/:> Acesso em: abr. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário