sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Caspas e dermatites seborréicas

Toda alteração que afete o couro cabeludo, como a seborréia, a dermatite seborreica ou a caspa, são anormalidades que causam desconforto.  Além do couro cabeludo, também pode se apresentar na face ou sobrancelhas, ocasionando reações de baixa autoestima. A caspa é causada pelo fungo Pityrosporum ovale, que vive normalmente no couro cabeludo, mas, se produzido em grande quantidade, acaba provocando irritação e fina descamação, esbranquiçada e difusa.

O ressecamento pode ser provocado por produtos irritantes como xampus, cremes, géis, condicionadores inadequados e até mesmo deficiências nutricionais de vitaminas e óleos essenciais.A seborreia é o nível excessivo de produção de sebo e não apresenta descamação ou vermelhidão. É influenciado por fatores hormonais, alimentares, emocionais e climáticos. É um fator que predispõe para a dermatite seborreica causada pelo Pityriasis steatoides. É uma dermatose extremamente comum e crônica, ocorrendo em áreas como o couro cabeludo, face e tronco, áreas ricas em glândulas sebáceas.

A pele fica com aparência avermelhada, recoberta de escamas gordurosas e amareladas. No couro cabeludo ocorre intensa produção de oleosidade (seborréia), descamação (caspa) e prurido (coceira). Não há medicação que acabe definitivamente com a dermatite seborreica, porém os sintomas podem ser controlados ao se evitar a ingestão de alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas e o banho muito quente.

O tratamento geralmente é feito com medicações de uso local na forma de sabonetes, xampus, loções capilares ou cremes, podendo conter antifúngicos, corticosteróides entre outros componentes. Em casos muito intensos pode haver o uso de medicamentos por via oral.

Os xampus contêm ingredientes antiinflamatórios, anti-sépticos, antifúngicos ou “antiescamas” bem como as necessárias substâncias cosméticas. Alguns ativos são: Climbazol, itraconazol e cetoconazol.
O Cetoconazol pode ser utilizado por via oral ou cremes e xampus, atua especificamente sobre o fungo causador da caspa.


O tratamento adequado depende da localização das lesões e da intensidade dos sintomas. Deve ser indicado por um médico dermatologista.

Lais Oliveira Reis - 8º semestre do curso de Farmácia

Referências:

LIMA,R. B., dermatite seborreica (caspa, seborréia),dermatologia.net saúde e beleza da pele. Disponível em: http://www.dermatologia.net/cat-doencas-da-pele/dermatite-seborreica-caspa-seborreia/ Acesso em 04/04/2016

LIMAS, J. R. et.al., A Argiloterapia: uma nova alternativa para tratamentos contra a seborréia, dermatite seborreica e caspa. Universidade do bale do Itajaí –univali, Florianópolis, santa Catarina.

VIEIRA,C. T. et.al., disfunções do couro cabeludo: uma abordagem sobre caspa e dermatite seborreica, Universidade do bale do Itajaí –univali, Florianópolis, santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário