segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Mudança no estilo de vida


O conjunto das chamadas Doenças Crônicas Não Transmissíveis é responsável por próximo da metade dos casos de doenças e de mortes no mundo e Brasil. Esse conjunto é formado por doenças cardiovasculares, inclusive hipertensão, cânceres, doenças respiratórias crônicas, diabetes, obesidade e mais outras. Ainda que muitas medicações para essas doenças tenham surgido, a mudança no estilo de vida pode apresentar melhor resultado do que o uso dos medicamentos.

A medicação não deixou de ser importante, porém não pode ser considerada como única estratégia terapêutica. A redução do peso corporal, da ingestão do sal e do consumo de bebidas alcoólicas, além da realização de exercícios físicos com regularidade, são ações fundamentais para melhor controle ou prevenção da doença. O tipo de alimento também é importante. Opte por alimento integral, não use açúcar em excesso e corte ao máximo a ingestão de gordura.

Alguns estudos indicam que, para alguns portadores de diabetes, o estilo de vida pode ser mais eficaz do que o uso de medicamentos. Sempre sob orientação médica, uma mudança real na maneira de se viver pode reduzir pela metade o número de indivíduos com diabetes. Já a pressão arterial pode diminuir em até 20 mmHg, ou seja, dois pontos ao se reduzir 10 kg no peso corporal. Até a dança de salão praticada de forma regular pode reduzir a necessidade de medicamentos.

Um estudo interessante comparou dois grandes grupos de pessoas portadoras de diabetes. Para um deles, foi dada muita ênfase na mudança do estilo de vida e para outro, apenas a intervenção medicamentosa. Ao final do estudo, o grupo com a intervenção para mudança no estilo de vida apresentou diferenças significativas, além do controle do diabetes, como redução de peso, da pressão arterial sistólica e melhoria no perfil lipídico (quantidade de colesterol no sangue). O grupo que apenas usou a medicação melhorou apenas no parâmetro glicemia (concentração de açúcar no sangue). Mas esse estudo foi conduzido por quatro anos, ou seja, a mudança no estilo de vida precisa ser considerada para o resto da vida. Mesmo usando-se medicamentos, a mudança no estilo de vida pode trazer resultados mais permanentes e consistentes como um todo.

Prof. Dr Paulo Angelo Lorandi, farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP (1981), especialista em Homeopatia pelo IHFL (1983) e em Saúde Coletiva pela Unisantos (1997), mestre (1997) e doutor (2002) em Educação (Currículo) pela PUCSP. Professor titular da UniSantos. Sócio proprietário da Farmácia Homeopática Dracena.

* Texto publicado originalmente no dia 18 de setembro de 2011 no Jornal da Orla

Nenhum comentário:

Postar um comentário