quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Shampoos: uma abordagem cosmética

De acordo com a legislação, shampoos são produtos de higiene destinados à limpeza do cabelo e do couro cabeludo por ação tensoativa (detergente) ou de absorção das impurezas. A ação “detergente” é dada devido à necessidade da retirada do excesso de óleos e gorduras produzidos no couro cabeludo, os quais não são solúveis em água. Apesar de receber o mesmo nome, não se pode comparar a composição do shampoo com a de um detergente de cozinha, por exemplo.

Os shampoos devem apresentar boa ação de limpeza, cumprindo a sua finalidade de uso, porém não devem retirar a oleosidade natural dos cabelos, para não os deixar opacos ou ressecados, e não devem causar irritação ao couro cabeludo. Para a manutenção adequada da oleosidade do cabelo, as formulações podem conter substâncias sobreengordurantes, como ácidos graxos, em diferentes quantidades. Atualmente também observamos shampoos sem adição de sal, os quais não usam o cloreto de sódio como corretor de viscosidade. Esse tipo de formulação, por não conter o sódio, é menos agressivo ao cabelo, sendo mais promissor na preservação da estrutura dos fios.

Os shampoos podem ser apresentados em diversas formas e veículos, podendo ser coloridos, perolados, perfumados, entre outras características. Eles estão incluídos na mesma categoria de produtos destinados ao embelezamento do cabelo por ação enxaguatória. Os shampoos contêm substâncias detergentes (a fim de solubilizar os óleos), espumantes, condicionadoras, espessantes, opacificantes, substâncias sequestrantes (para absorver as impurezas), fragrâncias, conservantes e aditivos especiais. 

Os detergentes são usualmente tensoativos e podem ser divididos em algumas categorias. Os tensoativos anfóteros são menos agressivos ao cabelo, apresentam poder detergente menor que os tensoativos aniônicos (usados mais frequentemente) e podem conferir aos cabelos uma aparência gordurosa. Os tensoativos anfóteros não são utilizados como único tensoativo em formulações, sendo muitas vezes associados à tensoativos aniônicos, de modo a se obter melhores resultados.

Durante o processo de lavagem dos cabelos é comum o contato da formulação com o rosto e os olhos. Dessa forma, as formulações de xampu devem apresentar baixa irritabilidade, favorecendo o uso diário e ainda garantia de segurança aos indivíduos com sensibilidade de pele e olhos.

As formulações específicas para cabelos normais, secos ou oleosos trabalham com a concentração adequada de substâncias detergentes e de sobreengordurantes, a fim de suprir as necessidades de cada um e manter o cabelo e o couro cabeludo bonitos e saudáveis. Consulte um farmacêutico para auxílio na escolha da melhor formulação para o seu tipo de cabelo.

Thaís Damin Lima – 8º semestre do curso de Farmácia

Referências:

BARBARA, Maria Cristina Santa et al . Avaliação da segurança dos xampus de uso infantis utilizados no comércio de São Paulo. Rev. Inst. Adolfo Lutz (Impr.),  São Paulo,  v. 66,  n. 3,   2007

Zhang, Yuchen et al. “Effect of Shampoo, Conditioner and Permanent Waving on the Molecular Structure of Human Hair.” Ed. Li Zuo. PeerJ 3 (2015): e1296.

Nenhum comentário:

Postar um comentário