sexta-feira, 2 de março de 2018

Conjuntivites Virais

As conjuntivites virais estão entre as doenças oculares mais comuns para os seres humanos. A infecção ocorre por meio do contato direto com as secreções oculares de outro indivíduo infectado. Este contato pode ocorrer diretamente entre duas pessoas ou de maneira indireta, quando, por exemplo, a pessoa infectada coloca a mão nos olhos e logo após manuseia algum objeto que, posteriormente, é utilizado por outra pessoa, que também acaba colocando a mão nos olhos.
É importante destacar que, apesar da maioria das conjuntivites serem causadas por vírus, elas também podem ser causadas por bactérias. Os sintomas da conjuntivite viral abrangem: vermelhidão nos olhos e leve produção de muco esbranquiçado, que se difere da conjuntivite bacteriana pela grande produção de muco de coloração amarelada.

Não há muito o que se possa fazer após ser infectado. Como as conjuntivites virais são consideradas autolimitadas, ou seja, são curadas após curto espaço de tempo sem ter a necessidade da utilização de medicamentos, a sua terapia se baseia na limpeza dos olhos de maneira regular com soro fisiológico.

Mesmo existindo colírios antivirais, na maioria dos casos eles não são indicados para conjuntivites virais comuns. A sua existência se dá pela capacidade de outros vírus, mais perigosos, também terem a capacidade de infectarem os olhos. As doenças causadas por esses vírus não são consideradas autolimitadas, sendo necessário a intervenção medicamentosa para seu tratamento.

Para os indivíduos infectados, a prioridade é evitar contatos entre as pessoas para evitar que a doença se propague. A melhor maneira de lidar com as conjuntivites virais é a prevenção. Isso pode ser feito de maneira simples, como manter certa distância de indivíduos infectados e não colocar as mãos nos olhos enquanto está em locais públicos, priorizando sempre lavar bem as mãos.

É importante buscar auxílio médico caso haja o aparecimento desses sintomas, pois é necessário o diagnóstico que confirme o tipo de conjuntivite que o paciente está tendo. Busque sempre o auxílio de um farmacêutico antes de utilizar qualquer medicamento e não negligencie o diagnóstico de uma conjuntivite.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 7º semestre do curso de Farmácia

Referências

DEDIULESCU L.; DEDIULESCU DF. Study of cytotoxic and antiviral effects of some eye drops. Rev. Oftalmologia. Bucharest, v.52, n. 4, p.62-66, 2008.


YABIKU, S.T. Uso de ganciclovir 0,15% gel para tratamento de ceratoconjuntivite adenoviral. Arq. Bras. Oftalmol. São Paulo, v.74, n.6  Nov./Dec. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário