segunda-feira, 15 de junho de 2015

Efeitos da maconha

A maconha é uma droga de origem vegetal, com forte ação no sistema nervoso central. Seus efeitos podem ser controversos, como sensação de relaxamento e sonolência ou depressão, ansiedade, taquicardia e alucinações. Também é muito conhecido seu efeito sobre a capacidade psicomotora, sendo uma grande causa de acidentes de trânsito. É sabido que o organismo produz tolerância a esse efeito, ou seja, fumantes eventuais perdem mais essa capacidade do que os mais frequentes. Associada à diminuição da capacidade psicomotora, outro efeito também é responsável pelos acidentes, como o aumento da autoconfiança.

Seu uso causa dependência e tolerância, ou seja, chega um determinado momento que ela não apresenta mais o mesmo potencial de efeito desejado, levando muitas vezes o indivíduo a procurar drogas mais potentes. 

 Além do Canabidiol, presente na Cannabis sativa, outros componentes são muito importantes, como o tetrahidrocanabinol (THC). Essa substância possui efeito analgésico, antiemético (diminuem enjoo) e orexígeno (aumentam o apetite), porém ele também é o responsável pelos seus efeitos adversos. Um deles, bastante severo, é a paranoia. Outro efeito importante, que causam perda da qualidade de vida, é a perda da memória de curto prazo, ou também chamada de memória de trabalho. É aquela que é usada na sequência das ações cotidianas. Sem essa memória, as atividades ficam truncadas e diminui muito a capacidade de aprendizagem.

Estudos apontam que a maconha apresenta cinco vezes mais monóxido de carbono do que o cigarro comum. Este elemento é extremamente tóxico porque diminui a capacidade de transporte de oxigênio pela hemoglobina do sangue. O monóxido de carbono forma um composto mais estável com a hemoglobina, impedindo sua ligação com o oxigênio na troca gasosa no pulmão. No limite, pode levar à morte por hipoxia, que é falta de oxigênio nas células.  Outras patologias graves também são notadas em muitos indivíduos que fazem uso da maconha. Um forte exemplo é o câncer de pulmão.

Toda substância ativa, como as presentes na Cannabis, trazem muito mais malefícios do que beneficios, além de desencadear um processo de dependência química. É falso alegar que a maconha é um produto natural e, portanto, isento dessas reações. 

Michelle Ghenne Quaia - 5° semestre do curso de Farmácia

Referências:

1- COUTINHO, Maria da Penha de L.; ARAÚJO, Ludgleydson Fernandes de; GONTIÈS, Bernard. Uso da maconha e suas representações sociais: estudo comparativo entre universitários. Psicologia em estudo, v. 9, n. 3, p. 469-477, 2004.

2- DE MORAES, ADRIANA SILVA. DEPARTAMENTO DE PSIQUIATRIA HOSPITAL DAS CLÍNICAS UNIVERSIDADE SÃO PAULO.

3- DE OLIVEIRA, Amaury Sanches. Novas perspectivas: Dor Neuropática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário