segunda-feira, 8 de junho de 2015

Presidente do Grupo Esperança faz alerta para a prevenção de hepatite C

“85% das pessoas que estão com hepatite não sabem que são portadoras”. A revelação é feita pelo presidente do Grupo Esperança (grupo de apoio a portadores de hepatite C, com sede em Santos), Jeová Pessin Fragoso. Ele alerta sobre a importância da prevenção como a forma mais eficaz de evitar a doença. O vírus VHC, responsável pela transmissão da hepatite C, pode ser transmitido pelo compartilhamento de seringas e outros objetos de uso pessoal (lâminas de barbear, escovas de dentes), instrumentos de manicure e pedicure e ainda, durante a colocação de piercing e até ao fazer uma tatuagem.

Os portadores de hepatite C contam com o auxílio do Sistema Único de Saúde (SUS) para ter acesso aos medicamentos. Ainda assim, o alto custo é um fator que limita a distribuição, já que a medicação é contemplada apenas nos casos mais graves. “O nosso grande anseio é que contemplem esses medicamentos para todo mundo”. 

 Devido à sua complexidade, o tratamento é limitado a substâncias que deixam a desejar nas chances de eficácia e, além disso, são fontes de reações adversas. Para que sejam comercializados, os medicamentos precisam seguir o protocolo emitido pelo Ministério da Saúde e devem estar devidamente registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A descoberta de novas substâncias pode mudar os rumos do tratamento. É o caso do trio daclatasvir, simeprevir e sofosbuvir – as chances de cura chegam a 90%. Fragoso destaca a importância destes medicamentos, que, ao contrário dos que são distribuídos atualmente pelo SUS, são mais eficazes e apresentam efeitos colaterais reduzidos. A expectativa é que eles sejam distribuídos o quanto antes pela rede pública. “A gente espera poder erradicar a hepatite C”, completa.

HEPATITE C – A doença é causada por um vírus (VHC) que ataca diretamente o fígado. De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que aproximadamente 3% da população mundial estejam infectados pelo vírus da hepatite C. No Brasil, a doença atinge em torno de 1,4% a 1,7%.

Liliane Souza – 3º semestre do curso de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário