quinta-feira, 11 de junho de 2015

Efeitos terapêuticos do Canabidiol é tema da série Diálogos do CIM

“O Canabidiol é uma substância que pode ter muitos efeitos terapêuticos”, disse o coordenador do Centro de Informação sobre Medicamentos, professor doutor Paulo Angelo Lorandi, durante a palestra Canabidiol. Polêmica?, realizada na última terça-feira (9), no Campus Dom Idílio José Soares. Apesar dos benefícios para o tratamento de doenças específicas, ele explicou que a falta de informação é a causa das polêmicas que surgem em relação ao assunto.

Em janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) retirou o Canabidiol da lista de substâncias proibidas. Ainda assim, ele continua sendo alvo de críticas. Segundo Paulo Lorandi, docente do curso de Farmácia, a substância de fato traz benefícios ao tratamento de doenças específicas, entre elas, a epilepsia. Ele orienta que, pelo fato de nenhum medicamento ser isento de reações adversas, é preciso fazer uma análise entre a questão risco e benefício.

Marina Maria de Oliveira, aluna do 9º semestre do curso de Farmácia, destacou a importância do tema tratado. “Com as informações trazidas pelo professor deu para entender a dimensão de que ele (Canabidiol) é apenas uma das substâncias que compõe a planta, justamente por isso ele pode causar benefício sem o dano que a maconha traz”.

Formado em Administração pela UniSantos, Vitor Rocha ressaltou a importância em trazer discussões sobre este assunto, que é alvo de discriminação. Segundo a aluna Lais Oliveira Reis, do 5º semestre do curso de Farmácia, a palestra ajudou a esclarecer a diferença dos componentes da maconha, que podem ser usados para fins farmacológicos.

DIÁLOGOS DO CIM – Promovida pelo curso do Farmácia da UniSantos, a série “Diálogos do CIM” traz discussões sobre temas de interesse público. As palestras, que são realizadas na própria Universidade, são voltadas para a comunidade. “O papel do CIM é trazer para discussão informações baseadas em dados científicos”, ressaltou o professor Paulo Lorandi. 

Liliane Souza - 3º semestre do curso de Jornalismo
Foto: Departamento de Imprensa UniSantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário