quarta-feira, 3 de junho de 2015

Novos medicamentos para hepatite C

A hepatite C é uma doença que pode levar ao câncer e à cirrose hepática, é causada pelo vírus C (HCV). A transmissão ocorre, principalmente, por meio de transfusão de sangue, compartilhamento de material para uso de drogas, objetos de higiene pessoal que furam ou cortam.

Sequência genômica é toda a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu RNA, nessa doença há uma grande variedade na sequência genômica do VHC. Os diferentes genótipos, que é a constituição genética da célula, foram reunidos em seis grupos principais e vários subtipos. Há uma distribuição geográfica diferenciada em relação aos genótipos do VHC. No Brasil, os mais frequentes são: 1, 2 e 3.

O Boceprevir é um antivirótico que inibe a replicação do vírus da Hepatite, o HCV, para os portadores do genótipo tipo 1 que nunca foram tratados e para aqueles que não tiveram sucesso com o tratamento disponível até o momento. O novo medicamento deve ser administrado em associação com outros dois medicamentos que já são utilizados no tratamento da Hepatite C, o Interferon e a Ribavirina, para que alcance o resultado esperado.

O Interferon é um medicamento biológico empregado para tratar a Hepatite C, pois aumenta a capacidade imunológica, geralmente é associado a Ribavirina que é uma droga antiviral, capaz de prevenir a multiplicação de vírus, que quando associada às formas sintéticas de Interferon tem boa resposta em pacientes com hepatite C crônica.

Estes novos tratamentos parecem ter um perfil de segurança melhor do que a primeira geração, com nenhum aumento adicional na anemia sobre interferon peguilado (complexo que libera o interferon aos poucos) e  ribavirina.

Para o estudo publicado na revista Science Translational Medicine, os pesquisadores analisaram uma gama de fármacos já aprovados pela FDA (agência norte-americana que regula os medicamentos) para buscar entre eles candidatos que poderiam ser úteis na luta contra a hepatite C. Assim, descobriram que a clorciclizina HCI, aprovada há cinco décadas, bloqueia a infecção de hepatite C porque impede que o vírus entre nas células do fígado humano.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu dia 30 de março o registro do sofosbuvir, indicado para o tratamento da hepatite C crônica. Este é o terceiro medicamento aprovado pela agência em 2015, após o registro do daclatasvir – em janeiro –, e do simeprevir – em março. Juntos, eles compõem um novo e eficiente tratamento para a doença disponível no mundo, com um percentual de cura de cerca de 90%. A expectativa é que os medicamentos sejam disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS) até o final deste ano. O Brasil será um dos primeiros países a adotar as novas tecnologias na rede pública de saúde.

O daclatasvir e o simeprevir tem como potencial vantagem em relação às terapias já existentes um percentual maior eficácia, tempo reduzido de tratamento e os benefícios do uso oral.

O medicamento sofosbuvir foi aprovado pela Anvisa na forma farmacêutica comprimido e concentração de 400mg. A administração deve ser feita por via oral em adultos, uma vez por dia, sempre de acordo com a recomendação médica.

Estes tratamentos têm algumas vantagens como maior eficácia com mais pacientes e uma duração de tratamento mais curta sendo 12-24 semanas, em vez de 48 semanas.  E vantagens é também uma diminuição na carga de comprimidos ou seja, estes três medicamentos antivirais de ação direta são dadas oralmente um comprimido por dia.

O Brasil é um dos únicos países em desenvolvimento no mundo que oferece diagnóstico, testagem e tratamento universal para as hepatites virais, em sistemas públicos e gratuitos de saúde.

Lais Oliveira Reis – 5º semestre do curso de Farmácia

Referências:

FERREIRA, C.T. & da Silveira, T.R. : Hepatites virais: aspectos da epidemiologia e da prevenção. Rev. Bras. Epidemiol. Vol. 7, Nº 4, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbepid/v7n4/10.pdf>  Acesso em: 13 de abr de 2015.

ANVISA. Anvisa registra novo medicamento para tratamento da Hepatite C. Disponível em:  <http://s.anvisa.gov.br/wps/s/r/cub > Acesso em: 12 de abr de 2015
2015

SAÚDE, Ministério. Novo medicamento para hepatite C tem registro liberado, 2015. Disponível em
<http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/17222-novo-
medicamento-para-hepatite-c-tem-registro-liberado>    Acesso em: 12 de abr de 2015

PLENA, Saúde, Antialérgico popular pode ser opção barata para tratar hepatite C,2015 Disponível em:<http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2015/04/09/noticia_saudeplena,152935/antialergico-popular-pode-ser-opcao-barata-para-tratar-hepatite-c.shtml> Acesso em: 17 de abr de 2015



Nenhum comentário:

Postar um comentário