sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Proteção solar

A radiação solar compreende diversas características físicas, como por exemplo diferentes tamanhos de comprimento de onda. A radiação não ionizante compreende a ultravioleta (UV) e a infravermelha, sendo a primeira a principal responsável pelos danos que a exposição solar gera ao organismo. É tradicionalmente subdividida em UVA, UVB e UVC. A proteção natural da pele contra radiação é insuficiente, considerando-se o nível de exposição em países ensolarados, como o Brasil.


Para garantir segurança na exposição, é necessário o uso dos chamados fotoprotetores ou protetores solares, que têm o objetivo de reduzir a quantidade de radiação UV a ser absorvida pela pele humana, servindo como uma barreira protetora. O uso adequado pode reduzir as consequências tanto agudas como crônicas que o sol traz aos indivíduos.

Os protetores solares químicos são formados por moléculas orgânicas que possuem como característica a absorção de uma ou mais ondas de radiação específicas, transformando-o em outro tipo de energia, garantindo que esta nova energia não seja prejudicial à pele. Justamente por serem moléculas orgânicas podem apresentar alguma toxicidade para nosso organismo.

Os filtros solares físicos, conhecidos como bloqueadores solar, tal como óxido de zinco, dióxido de titânio e óxido de ferro são capazes de refletir e dispersar as radiações UV por meio de uma barreira, formada pelo filme de partículas sobre a pele.  Dependendo do tamanho da partícula, a proteção pode ocorrer também pela absorção. São considerados atóxicos, estáveis e a primeira escolha para fotoprotetores destinados a pacientes com histórico de alergia. Entretanto podem possuir inconvenientes como: desenvolvimento de coloração esbranquiçada sobre a pele após aplicação, favorecimento da comedogênese (formação de cravos e espinhas) e transferência para vestimentas, com consequente comprometimento da eficácia fotoprotetora.

A eficácia dos protetores solares é dependente da sua capacidade de absorção da energia radiante, que é proporcional à sua concentração, intervalo de absorção e comprimento de onda onde ocorre absorção máxima. O fator de proteção solar, conhecido pela sigla FPS, é uma indicação de quanto tempo um indivíduo protegido com o filtro pode permanecer exposto ao sol sem que apresente queimaduras, comparado ao tempo que poderia permanecer exposto caso não tivesse protegido. É restrito a proteção contra UVB.

A proteção contra radiação UVA, na maioria das vezes aparecia na embalagem de um filtro solar sem nenhuma indicação de valor de proteção numérico, com pouca ou nenhuma segurança da presença do mesmo. Visando isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em uma resolução regulamentadora (RDC Nº 30 de 1º de junho de 2012), passa a exigir que o fator de proteção UVA seja no mínimo 1/3 do valor de FPS.

A RDC 30/12 também regulamenta a exigência de comprovação para que termos como resistentes a água/transpiração nos protetores solares possam ser estampados no rótulo. Essa garantia dada por testes específicos, servem para evitar que sejam vendidos filtros de forma enganadora.
As roupas podem ser uma alternativa eficaz para a proteção solar. Diversos fatores influenciam a capacidade fotoprotetora dos tecidos. Em geral, aqueles fabricados com fibras firmemente tecidas, mais rígidas e espessas, e também os mais escuros. Assim, a rigidez, a cor, a espessura e o peso dos tecidos influenciam a capacidade de fotoproteção dos mesmos.

Marina Maria de Oliveira – 10º semestre do curso de Farmácia 

Referências:

CORREA, M.A; FLOR, J.; DAVOLOS, M.R. Protetores solares. Quim. Nova, v.30, n.1, p.153-158, 2007.

BALOGB, T.S et al. Proteção à radiação ultravioleta: recursos disponíveis na atualidade em fotoproteção. An Bras Dermatol., v86, n.4, p.732-42, 2011.

ARAUJO, T.S; SOUZA, S.O. Protetores solares e os efeitos da radiação ultravioleta. Scientia Plena, v.4, n.11, 2008.


FERREIRA, E.P.V et al. Uso do protetor solar em mulheres para a prevenção do fotoenvelhecimento. Rev. Fac. Montes Belos, v.6, n.1, p.1-10, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário