terça-feira, 21 de outubro de 2014

Alternativas à ansiedade

 A ansiedade é apresentada como um conjunto de reações fisiológicas, derivadas de situações de estresse. A sensação de medo decorrente da ansiedade gera no organismo uma reposta adequada ao enfrentamento de perigo iminente, do tipo de luta ou fuga, ainda que fictícia, desencadeando manifestações fisiológicas, comportamentais e cognitivas que preparam o indivíduo para se defender.

Este quadro psicossomático reflete na atividade do sistema nervoso autônomo, podendo surtir náusea, vômitos, palpitações, tremores, sudorese,

dor abdominal, enurese (perda temporária do controle da micção) e rubor facial. A ansiedade é, inclusive, um componente na percepção da dor, contribuindo para o aumento da sensibilidade física a ela.

A mudança do estilo de vida é essencial para reversão do quadro de ansiedade. Uma dieta composta de hortaliças e cereais e exercícios físicos são o ponto de partida. Alimentos e bebidas que contenham cafeína devem ser retirados do cardápio. Reduzir a ingestão de carnes vermelhas também é recomendado, pois estas agem como estimulante físico, agravando o quadro de excitação.

O acompanhamento psicoterápico pode ser efetivo no trabalho de distúrbios neurais existentes, criando condições de enfrentamento do objeto causador da ansiedade ou desfazendo o vínculo impeditivo do desempenho pleno das funções sociais.

Quando a ansiedade atinge um caráter patológico, desproporcional, desempenha um padrão de resposta sem uma causa pontual específica, requer uma terapia auxiliar. De acordo com estudos realizados nas últimas décadas, quando usada individualmente, a terapia farmacológica tradicional não tem êxito para um terço dos pacientes com ansiedade, ou até mesmo depressão. O tratamento para estes males é paulatino, e medicamento alopático deve ser empregado em concomitância ao acompanhamento psicológico.

Como opção à alopatia, são citados alguns fitoterápicos, aromaterapia com essência de alfazema, yoga, shiatsu, dança e massagens relaxantes. Acupuntura, homeopatia e Florais de Bach são outras formas de terapias que consideram o ser humano além do aspecto físico, buscando restabelecer o equilíbrio energético vital.

SUZANA SILVA DE OLIVEIRA – 10º semestre Farmácia

Referências:
ELEUTÉRIO, A.S.L; OLIVEIRA, D.S.B.; PEREIRA JÚNIOR, E.S.. Homeopatia no controle do medo e ansiedade ao tratamento odontológico infantil: revisão. Rev. Odontol. Univ. Cid. São Paulo, v. 23, n. 3, p. 238-244, set-dez 2011.

SENA FILHO, J.G. et al.. Antidepressivos e ansiolíticos utilizados na terapêutica de problemas relacionadas à saúde mental: sugerindo terapias alternativas para fatores cognitivos e emocionais. Infarma, v.18, n. 3/4, p. 3-5, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário