quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Novembro Azul alerta sobre o câncer de próstata

 Novembro Azul alerta sobre o câncer de próstata
Informar os homens sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata é um dos objetivos da campanha Novembro Azul.  Por meio de campanhas, serviços públicos de saúde, em níveis municipais, estaduais e nacional, institutos e Ong’s que cuidam da saúde do homem fazem um trabalho de conscientização visando a diminuição da taxa de mortalidade, que ainda é alta.  A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de 68.800 novos casos de câncer de próstata em 2014.

Todos os homens que que completam 45 anos têm que, anualmente, fazer o exame que exige o toque retal, principalmente quando há histórico familiar da doença na próstata. Há também o exame PSA, que consiste em um exame de sangue.  No entanto, o médico ainda poderá indicar o toque retal para a conclusão do diagnóstico.

O jornalista Claudio Lemos Ferreira, de 69 anos, já realizou o exame duas vezes. Ele considera o “homem bem mais displicente do que a mulher” quando se trata de cuidar de sua própria saúde e diz que a maioria dos homens considera o exame inconveniente por ser “constrangedor”.

Arquiteto, Cesar Bargo Perez, de 52 anos, conta que não fazia o exame com a regularidade necessária, uma vez a cada três anos. Ele só passou a se precaver mais com a sua saúde após o pai, de 82 anos, ser diagnosticado com a doença.

Quanto ao preconceito em relação ao exame da próstata, Cesar acredita que esse tipo de pensamento só exista entre as pessoas menos informadas sobre a gravidade do assunto. “Não existe uma proteção, né? A informação é muito fraca com relação à necessidade de um monitoramento da sua condição prostática”. Ele finaliza, dizendo que acha necessária a criação de mais campanhas de conscientização para que não seja tarde demais para os indivíduos terem um diagnóstico.

Fatores de risco:
-  Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos)
 - Histórico familiar
-  Raça (maior incidência entre os negros)
 - Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos
-  Sedentarismo
-  Obesidade

Guilherme Bernardo - 4ª Semestre de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário