quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Plantas medicinais

 Nos dias de hoje, são necessários exaustivos testes laboratoriais e em humanos voluntários antes de se lançar comercialmente um medicamento, permitindo-se o uso. São gastos centenas de milhões de dólares durante dez a quinze anos de trabalho para que o medicamento esteja disponível. Por outro lado, existe um conjunto de plantas usadas por muito tempo como medicamentos, algumas até há séculos, mas ainda não se tem certezas científicas sobre suas propriedades terapêuticas. Muitas vezes, a ausência de pesquisa se dá por não haver perspectiva em seu retorno financeiro.

Do mesmo modo, a Anvisa exige muitos testes para que um medicamento de origem vegetal seja lançado no Brasil. Porém, esse órgão de fiscalização pretende lançar uma nova norma
para permitir que medicamentos tradicionais possam ser registrados. Essa medida deve permitir que plantas medicinais brasileiras, bem
conhecidas em seu uso popular, mas sem comprovação científica, sejam mais bem aproveitadas pela indústria nacional. A comprovação da efetividade e da segurança de seu uso poderá ser atestada por meio de relatos do uso tradicional ou por referências em livros clássicos de uso de plantas medicinais.

O mundo todo faz uso desse tipo de medicamento. Na Europa, o uso de medicamentos tradicionais à base de plantas está autorizado desde 2011. Para tanto, a planta tem de ter sido utilizada por, pelo menos, 30 anos e, esses medicamentos, não poderão ser aplicados pela via injetável. O uso de plantas na China e a Índia, apenas pelo conhecimento cultural, é milenar.

As plantas medicinais como um todo, não apenas a de uso tradicional, têm um mercado mundial estimado da ordem de US$ 55 bilhões. Esses valores representam apenas 3% do mercado total de medicamentos. No Brasil, os medicamentos baseados em plantas movimentam mais de R$ 700 milhões por ano, sendo que o volume de dinheiro envolvido dobrou nos últimos dez anos.

Além da dimensão econômica, o fortalecimento do uso tradicional de plantas é uma forma de se garantir a biodiversidade. Explorar os biomas (espaço uniforme onde podemos encontrar uma fauna e flora características) de forma sustentável é outro benefício indireto do uso das plantas tradicionais. E um grupo de pessoas, raizeiros e mateiros que indicam o uso das plantas pelo Brasil inteiro, vivem à custa do conhecimento cultural transmitido entre as gerações. Conhecimento originado das culturas africana, indígena e europeia dos primeiros imigrantes.

Mas atenção: o uso de plantas não é isento de riscos. Primeiro, porque a transmissão oral do conhecimento pode ser falha e a informação original fidedigna pode ter sido modificada. Segundo porque o trato com a planta, seja o cultivo, extração, secagem ou conservação, precisa ser controlado, senão podem ocorrer contaminação e perda de efetividade. E acima de tudo, o uso incorreto das plantas pode provocar intoxicações. Apesar do uso das plantas ser isento de prescrição médica, somente ao médico cabe o diagnóstico das doenças. Converse a respeito com o farmacêutico, ele pode lhe orientar em relação aos riscos.

Se ainda tiver dúvidas, encaminhe sua dúvida para o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do curso de Farmácia da UniSantos. O contato pode ser pelo e-mail cim@unisantos.br ou por carta endereçada ao CIM, avenida Conselheiro Nébias, 300, 11015-002.


Prof. Dr. Paulo Angelo Lorandi, farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP (1981), especialista em Homeopatia pelo IHFL (1983) e em Saúde Coletiva pela UniSantos (1997), mestre (1997) e doutor (2002) em Educação (Currículo) pela PUCSP. Professor titular da UniSantos. Sócio proprietário da Farmácia Dracena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário