segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Medicamentos que trazem risco à gravidez

 Ao se descobrirem grávidas, em seu excesso de zelo, algumas mulheres buscam por enriquecimento nutricional e suplementação vitamínica. De fato, as necessidades nutricionais do embrião podem, muitas vezes, não ser atendidas. Entretanto, alguns destes suplementos, bem como outros medicamentos de uso geral, corriqueiros, podem interferir no pleno desenvolvimento da gestação.

Os medicamentos podem exercer efeitos sobre o feto, como malformações, alterações bioquímicas e de comportamento. Por esta razão durante a gravidez deve-se evitar a ingestão de medicamentos, álcool, fumo, cafeína e drogas em geral. Existindo a necessidade de alguma terapia, o médico decidirá qual prescrição produz menor efeito adverso.

                A Food and Drug Administration (FDA), organização norte-americana de vigilância epidemiológica e farmacológica, define os medicamentos nocivos ao feto por níveis de risco. São citados fatores complicantes da gestação e do crescimento do recém-nascido, que permanece em contato direto com o fármaco através do leite materno.
A suplementação de vitamina A no período gravídico é um exemplo de interferente, uma vez que sobredosagens desta podem favorecer a teratogênese. Também são citados como prescrição de risco a vitamina B12, o analgésico e antipirético Dipirona Sódica, os anestésicos Tiopental Sódico e Diazepam, o medicamento para o estômago Omeprazol, os medicamentos para alívio da enxaqueca Cloridrato de Amitriptilina e Propranolol, entre outros (apresentados na tabela).

O hábito de fumar, sabidamente, acarreta danos à saúde materno-fetal. A Nicotina, um dos componentes nocivos do cigarro, é apontada como substância de alto risco à gravidez, portanto contraindicada. É importante observar que existem relatos de abortos associados ao uso de substituintes do cigarro, próprios da terapia para abandonar o fumo, como goma de mascar.

Na categoria ‘contraindicados’, com alto risco de uso durante a gestação, também se enquadram os analgésicos e antipiréticos Ácido Acetilsalicílico (AAS) e Ibuprofeno, o anestésico Maleato de Midazolam, o antialérgico Fosfato Sódico de Prednisolona quando administrado no primeiro trimestre de gestação, antibióticos Penicilamina e as Tetraciclinas.

                Há ainda casos em que a administração do medicamento será suspensa a critério médico, por serem os riscos do uso superiores aos seus benefícios. São exemplos os hormônios presentes em pílulas anticoncepcionais Estrógenos e progestógeno Acetato de medroxiprogesterona, a vacina tríplice viral SRC, e o hipolipemiante Sinvastatina. Nunca tome medicamento sem prescrição e orientação farmacêutica. Durante a consulta, informe ao profissional de saúde todos os fármacos de que eventualmente faça uso. Faça acompanhamento pré-natal, planeje-se e tenha uma gestação saudável e tranquila.

Prescrição com risco.
Antifúngicos sistêmicos Fluconazol, Itraconazol.
Antidepressivos Cloridrato de Nortriptilina e Fluoxetina.
Antipsicóticos Cloridrato de Clorpromazina, Haloperidol.
Ansiolíticos e hipno-sedativos Clonazepam, Cloridrato de Clomipramina.
Vacinas com microrganismos (vírus ou bactérias) atenuados, a exemplo da BCG-ID e tríplice bacteriana DTP.
Cardioativo Digoxina.
Diuréticos Espironolactona e Furosemida.
Antiasmáticos Sulfato de Salbutamol e Diproprionato de Beclometasona.

Prescrição com alto risco.
Antiestrogenos a exemplo de Tamoxifeno.
Anticonvulsivantes Clonazepam, Carbamazepina, Fenobarbital.
Antidepressivos Cloridrato de Amitriptilina.
Ansiolíticos e hipno-sedativos Diazepam.
Anti-hipertensivos Captopril, Maleato de Enalapril.
Cardioativo Atenolol.

Suzana Silva de Oliveira – 10º semestre Farmácia

Referências:
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Gerência Geral de Medicamentos. Categoria risco gravidez. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br>. Acesso em: 22 out. 2014.

______. O que devemos saber sobre medicamentos. Brasília [?]: Anvisa, 2010. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br>. Acesso em: 26 out. 2014.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Iniciativa sobre Micronutrientes. Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Nordeste I. Vitamina "A" na Gestação e Lactação: Recomendações e relatório de uma consultoria. Recife: BVS, 2001. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br>. Acesso em: 23 out. 2014.

SANTOS, L. M. P.; PEREIRA, M. Z.. Efeito da fortificação com ácido fólico na redução dos defeitos do tubo neural. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 17-24, jan. 2007.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem. Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos. Centro de Informação sobre Medicamentos. Informações para o uso de medicamentos na gravidez e lactação. Fortaleza, 2008. 112 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário