quarta-feira, 22 de abril de 2015

A importância do cálcio

O cálcio é um mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos e dos dentes, é muito importante que seja ingerido em quantidades adequadas especialmente durante a infância, pois é nesta fase da vida que se criam as reservas de cálcio no organismo para o resto da vida. Ele está distribuído nos ossos, dentes e sangue e está envolvido no metabolismo, como no mecanismo de contração muscular.

É importante manter bons hábitos alimentares incluindo alimentos ricos em cálcio, pois na ausência de cálcio no sangue, para executar as funções, o mineral é retirado dos ossos e dentes enfraquecendo-os podendo iniciar um processo de osteopenia e osteoporose o qual os ossos se deterioram e há um aumento no risco de fraturas, especialmente nos ossos mais porosos.

Sua deficiência também pode causar agitação, unhas quebradiças, propensão a cáries, depressão, hipertensão, insônia, irritabilidade, dormência no corpo e palpitações.

O cálcio é absorvido pelo intestino. Uma alimentação muito líquida ou muito rica em fibras pode acelerar a passagem do cálcio pelo intestino diminuindo a absorção.

O excesso pode ocasionar as conhecidas "pedras" no rim, que são na verdade pequenos aglomerados de uma substância conhecida como oxalato de cálcio. O excesso também pode causar anorexia, dificuldade de memorização, depressão, irritabilidade e fraqueza muscular.

Um fator essencial para a absorção do cálcio é a presença da Vitamina D, que estimula o intestino a absorver o cálcio ingerido. Mas além do leite, poucos alimentos são ricos em Vitamina D, porém quando a pele é exposta ao sol a luz ultravioleta converte o ergosterol, precursor da vitamina D nos vegetais e o calciferol, precursor da vitamina D nos animais, em vitamina D, que permite a absorção e cálcio pelo organismo.

A atividade física, especialmente aquelas que envolvem impacto como corridas ou caminhadas aumentam também indiretamente a eficácia da absorção do cálcio e estimulam o acúmulo da massa óssea.

Assim como existem alimentos que ajudam a fixar o cálcio no organismo, há os que prejudicam a absorção da substância, conhecidos como “ladrões de cálcio”. O vilão nesse caso é o ácido oxálico, que prejudica a capacidade do organismo de absorver o mineral. O ácido está presente na beterraba, no espinafre e na acelga. Portanto, evite combinar numa mesma refeição esses vegetais com fontes de cálcio, pois prejudicam a absorção do mineral.

O consumo excessivo de carnes vermelhas ou brancas – a proteína animal – estimula a eliminação do cálcio pela urina. Dessa forma, quem come menos carne, tem menor necessidade de cálcio. O mesmo ocorre com o sódio: quem consome sal e produtos em conserva em excesso, precisa ficar atento, pois isso pode causar deficiência do mineral no organismo.   A cafeína e o ferro também contribuem para a retirada do cálcio dos ossos.

Lais Oliveira Reis – 5º semestre do curso de farmácia

Referências:

MENDONÇA. Adrianne. Estudo do cálcio. Disponível em:<http://pt.slideshare.net/adriannemendonca/estudo-do-calcio> Acesso em: 2 de Abr 2015.

DESCONHECIDO. Autor. Cálcio para a vida toda. Disponível em: <http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/calcio-para-a-vida-toda.aspx

Felippe, J Jr. : Pronto Socorro: Fisiopatologia – Diagnóstico – Tratamento. In Capítulo 10, José de Felippe Junior : Distúrbios Hidroeletrolíticos : Na+ , K+ , Ca++ , PO4 e Mg++ ; pag.82-97, 1990 ; Editora Guanabara Koogan, 2 a Ed. – Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário