segunda-feira, 13 de abril de 2015

Hidratação e dengue

A dengue é uma doença grave, de origem viral, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o qual se reproduz em água parada. Uma vez picado por um mosquito infectado, o indivíduo pode apresentar vários sintomas, sendo muito comum a febre alta e dores pelo corpo. A dengue pode se expressar em diversos níveis de gravidade, o que antes era chamado de dengue clássica e hemorrágica.

A infecção pelo vírus pode provocar a liberação de substâncias que aumentam a permeabilidade vascular. Com isso, há maior perda de volume de plasma, parte líquida do sangue. O organismo se ressente da diminuição do volume sanguíneo e, portanto, a hidratação é fundamental para manter os níveis adequados de água no organismo. Independentemente da classificação da dengue, a hidratação sempre será a primeira opção no tratamento

A hidratação é a parte mais importante do tratamento, o volume de líquidos para adultos deve ser calculado de 60 a 80ml/kg/dia. Idealmente, a hidratação deve ser feita com soluções de reidratação ou, dependendo do grau de desidratação, utiliza-se um terço de soro de reidratação e o restante a partir de ingesta de líquidos, como por exemplo: chás, sucos, água de coco, água mineral.

A quantidade de líquidos a ser ingerida segue um padrão, de 80ml por quilos de peso, e para crianças até 10kg são 100ml por quilo, lembrando que para crianças e idosos a atenção deve ser redobrada, pois eles necessitam de mais água por conta de seu metabolismo.

Nos casos mais graves, quando o indivíduo fica impossibilitado de hidratação oral, deve-se iniciar hidratação parenteral (venosa), com acompanhamento médico em hospital. 

Lembrando que a hidratação deve ser iniciada mesmo antes do primeiro diagnóstico, e seguir com orientações médicas.
               
Michelle Ghenne Quaia - 5º semestre do curso de Farmácia

Referências:

RODRIGUES, Marisa BP et al. É possível identificar a dengue em crianças a partir do critério de caso suspeito preconizado pelo Ministério da Saúde. J Pediatr (Rio J.), v. 81, p. 209-15, 2005.

TAUIL, Pedro Luiz. Urbanização e ecologia do dengue Urbanization and dengue ecology. Cad Saúde Pública, v. 17, p. 99-102, 2001.

TAUIL, Pedro Luiz. Aspectos críticos do controle do dengue no Brasil Critical aspects of dengue control in Brazil. Cad. Saúde Pública, v. 18, n. 3, p. 867-871, 2002


Nenhum comentário:

Postar um comentário