quarta-feira, 15 de abril de 2015

Repelentes

Impedir a criação de focos do Aedes aegytpi é a maneira mais eficaz de combater a dengue, mas não é o suficiente. Se proteger dos mosquitos já existentes é essencial e os repelentes são fundamentais nesse processo. A função deles é impedir o contato dos mosquitos com os humanos, evitando as picadas. Repelentes, como o próprio nome diz, apenas repelem o mosquito, não são capazes de matá-los como os inseticidas. Eles funcionam como uma película que afasta o mosquito, impedindo que ele pouse na pele.

A variedade de tipos de repelentes no mercado, os mais comuns são os químicos pois, são mais potentes do que os naturais em formas de loção, creme, gel, spray ou aerossol, todos têm a mesma eficácia. Esses produtos são fabricados à base do princípio ativos como dietiltoluamida (DEET) e icaridina, sendo eficazes contra os mosquitos que transmitem a dengue e a febre chikungunya. A Icaridina evapora durante 10 horas seguidas, diferentemente do DEET, que age por 20 minutos com alta eficácia. Quando há perfumes adocicados nos repelentes, eles fazem o efeito contrário, eles atraem os insetos, e não os afastam. São recomendados para adultos e crianças acima de dois anos. Não devem ser utilizados em bebês e grávidas. Dê preferência para os que contenham pelo menos 20% de icaridina, 20% de DEET e 30% do composto químico IR 3535. 

O mosquito da dengue, Aedes aegypti, tem hábitos diurnos.  Por isso, os repelentes devem ser aplicados de modo cuidadoso como quando reaplicamos um protetor solar, sempre de manhã e reaplicados conforme as recomendações dos fabricantes. Pessoas que transpiram demais devem fazer aplicações com mais frequência. O ideal é não aplicar nas mãos das crianças, principalmente aquelas que põem a mão na boca o tempo todo. Não se deve aplicar o spray diretamente no rosto: sempre use as suas mãos para passar na face das crianças. O uso de protetores solares e repelentes, ao mesmo tempo, pode ser feito. Mas usando o protetor solar antes, e após alguns minutos, o repetente.
Loção, gel, aerossol e spray são produtos de uso tópico que interferem nos receptores químicos do mosquito, desorientando-o e impedindo que pouse na pele que protege as áreas do corpo expostas ao ar livre, seu efeito dura de duas a quatro horas.

Os repelentes elétricos são indicados para serem usados durante a noite, além de seguros, são eficientes para afastar os mosquitos. Não devem ser utilizados em ambientes com crianças com menos de dois anos, pois liberam substâncias químicas. A indicação é para uso noturno e garante a proteção em espaços com até 10 metros quadrados. Ambientes maiores exigem o uso de mais de uma unidade. Os repelentes de origem vegetal não têm restrições de uso, mas têm poder de repelir os mosquitos é menor.

Lais Oliveira Reis – 5º semestre do curso de Farmácia

Referências:

University of Notre Dame. Disponivel em: < http://news.nd.edu/news/46769-second-largest-research-award-at-notre-dame-fights-malaria-and-dengue-fever/ >. Acesso em: 3 de Abr 2015.

LEN. Jairo. Dengue e repelentes. Disponivel em: <http://www.justrealmoms.com.br/dengue-e-repelentes-por-dr-jairo-len1/ > Acesso em: 25 de Mar 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário