sexta-feira, 4 de março de 2016

Diarreia: fontes alternativas para reidratação

Existem muitos estudos que evidenciam que a diarreia, sua origem e manejo constituem em importante problema de saúde, acometendo principalmente crianças com até cinco anos. Há, em âmbito mundial, a estimativa de que o número total de mortes de crianças com até cinco anos, que apresentam a doença diarreica, é semelhante ao número de mortos por AIDS, cerca de 2,1 milhões de indivíduos. 

A principal preocupação no caso de diarreia é a desidratação que ela origina, não apenas por perca de água, mas pelos eletrólitos que são eliminados junto com a água. A principal forma de reidratação é o soro oral, que pode ser obtido de forma caseira ou em uma farmácia. Existem fontes alternativas como água de coco, água de arroz, chás e sucos.

O conhecido soro caseiro tem boa aceitação pela comunidade, fácil preparo e não depende de fornecimento. Alguns problemas podem estar associados ao seu uso, principalmente no conhecimento do modo de preparo e administração. Ele deve conter 200mL de água filtrada ou fervida, açúcar e sal na proporção dois para um. No caso do uso de colher de medida, seriam duas de açúcar e uma de sal, na ausência da colher pode-se utilizar uma pitada de sal e três de açúcar.

A água de coco verde, apesar de ter bons valores de sais minerais, não pode ser utilizada como única fonte de reposição de eletrólitos perdidos numa diarreia por apresentar baixos teores de sódio, principal elemento perdido em diarreias, sendo a falta do sódio principal fator na ocorrência da desidratação.

A água de arroz ou outras bebidas à base de cereais como batata e milho podem ser utilizados como opção para a reidratação. Esses cereais têm amido em sua composição, estes além de evitar a perda de eletrólitos, favorecem a absorção de sódio e água. No caso da água de arroz, esta tem se mostrado superior a sais de reidratação no tratamento, nas concentrações padronizadas, sem excessos de arroz nem de sal, com redução do volume e da duração das diarreias. A concentração ideal de sal é de 3g por litro de água.

O uso de outros líquidos como reidratantes (chás, sucos) pode se mostrar inadequado para reposição de eletrólitos, porém devem ser incentivados para repor a perda de água. Alguns chás como o preto e verde são ricos em cafeína. A cafeína é um estimulante cardíaco e do sistema nervoso central, age também como um diurético fraco (o que será prejudicial na diarreia).

Dito isto, é importante que ao apresentar um quadro diarreico, procure um especialista, de modo que receba a orientação adequada e a melhor forma de tratamento para o caso.

Marina Maria de Oliveira – Formada pelo curso de Farmácia da UniSantos em 2015

CASTELO, T.M.; SALGADO, M. Diarreia aguda na criança – 3ª parte: tratamento e outros aspectos práticos. Saúde Infantil 31 (3): 111-118 Dezembro de 2009.

COSTA, E. C. T. A; MEDEIROS, R. L. S.; SILVA, D. R.Estudo analítico do uso da agua de coco verde como repositor de minerais em caso de diarreia. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2006/trabalhos2006/4/935-1090-4-T1.htm> Acesso em: 30 de abr 2015.

SILVA, G.A.P. Diarréia Aguda: fatores de risco e manejo. RevPediatr (Ceará) - 3 (1) - Janeiro a Abril de 2002.

UNICEF. Diarrhoea: Why children are still dying and what can be done. Disponível em: <http://www.unicef.org/media/files/Final_Diarrhoea_Report_October_2009_final.pdf> Acesso em: 30 de abr 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário