sexta-feira, 18 de março de 2016

Indigestão: algo comum por falta de bons hábitos

Dispepsia, mais conhecida como indigestão, é todo sintoma de dor ou desconforto constante relacionado com a parte superior do abdômen. A dispepsia representa um complexo de sintomas e não um diagnóstico único e nem toda indigestão se enquadra em uma dispepsia. Esses sintomas abrangem náuseas, vômitos, azia, sensação de queimação no estômago, dor na hora de engolir o alimento e a regurgitação. As principais causas desses sintomas são os problemas gastrintestinais, estresse físico ou emocional e os maus hábitos, como uso indiscriminado de anti-inflamatórios não esteroidais, etilismo e tabagismo. No Brasil, cerca de 44% da população possui quadros de dispepsia, sendo normalmente associada a outros casos como depressão e ansiedade.

O refluxo gastresofágico é bem comum na população brasileira. Ele é causado por conta da falta de contração do esfíncter esofágico inferior do estômago. Esse esfíncter é a principal barreira que impede o refluxo do ácido gástrico e, sem essa contração necessária, ele não consegue impedir que o ácido danifique os tecidos esofágicos.

Mudanças no estilo de vida também são fundamentais para que haja a melhora dos sintomas de dispepsia, tais como levar a cabeceira da cama, parar com bebidas alcoólicas, tabaco, dietas com menos alimentos que estimulem a secreção gástrica e pouco gordurosa, além de engolir e mastigar o alimento com mais calma.

O medicamento a ser utilizado para os casos de dispepsia depende de seu causador. Nos medicamentos mais utilizados se incluem os tarjados, que servem para ação terapêutica, como os inibidores de bomba de prótons como o omeprazol e pantoprazol e os antagonistas do receptor de H2, como a cimetidina e a ranitidina. Há também os de ação paliativa, que se é mais utilizado quando a doença surge a partir de crises.  Esses medicamentos ajudam a manter a acidez estomacal em um nível que não danifique as mucosas estomacais.

Apenas um médico especializado poderá determinar qual a gravidade e qual tratamento deverá ser realizado para o problema específico. Oriente-se com o farmacêutico sobre qual o medicamento mais adequado para a sua determinada situação.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 3° semestre do curso de Farmácia

Referências:

Internal Clinical Guidelines Team. Dyspepsia and Gastro-Oesophageal Reflux Disease: Investigation and Management of Dyspepsia, Symptoms Suggestive of Gastro-Oesophageal Reflux Disease, or Both. NICE Clinical Guidelines, No. 184. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMH0080506/#ch1.s1>. Acesso em: 16 de fev. 2016.

Silva FM. Dispepsia: caracterização e abordagem. Rev Med. São Paulo. 2008 out.- dez.;87(4):213-23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário