quarta-feira, 16 de março de 2016

Retocolite Ulcerativa exige atenção e acompanhamento médico

Doença misteriosa que tem seus altos e baixos, a Retocolite Ulcerativa (RCU) é uma inflamação intestinal que atinge a mucosa que reveste o intestino grosso. Há muitas variações sobre o porquê de seu aparecimento, já que a causa da doença não é conhecida. O que se sabe é que existe ligação com a predisposição genética e fatores autoimunes.

Mestre em Saúde Coletiva e farmacêutica do grupo de ação judicial do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista, a professora do curso de Farmácia da UniSantos, Marlyse Selma de Oliveira Ribeiro, explica que a Retocolite é uma doença crônica, por isso não pode haver descuido. Mesmo que os sintomas tenham cessado, é importante ficar atento, pois há chances de que a doença reincida. Uma vez diagnosticado, o ideal é que o paciente busque acompanhamento médico.

Marlyse é professora no curso de Farmácia
A professora conta que, inicialmente, o objetivo é tirar o paciente da crise. O tratamento a seguir varia de acordo com a fase da doença, classificada como leve, moderada ou grave. No geral, é iniciado tratamento medicamentoso contínuo, que pode ser feito à base de aminossalicilatos orais e por via retal, corticóides ou até imunossupressores, conforme consta no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Retocolite Ulcerativa do Ministério da Saúde.

SINTOMAS - Diarreias, dores abdominais, sangramento retal e presença de muco nas fezes são alguns dos sintomas. Uma das consequências da doença é a perda de peso, causada principalmente por dois fatores: a dieta, já que a alimentação de quem tem a doença passa a ter restrições, e o próprio medo de comer. Exemplo disso é o estudante João (nome fictício), de 18 anos. Ele perdeu 12 quilos desde que foi diagnosticado, há nove meses. “Eu ficava com medo de comer e passar mal, então acabei emagrecendo”.

No geral, é preciso restringir gorduras e proteínas do cardápio, mas a dieta varia de acordo com cada pessoa. João, por exemplo, desenvolveu intolerância à lactose. Carne vermelha e determinados grãos devem passar longe de suas refeições. Já carboidrato, peixe e frango ele pode comer livremente.

MEDICAMENTOS – Pacientes com Retocolite Ulcerativa têm o direito de obter medicamentos com gratuidade através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), também conhecido como Farmácia de Alto Custo. As substâncias fornecidas são sulfasalazina, mesalazina, hidrocortisona, prednisona, azatioprina, 6-mercaptopurina e ciclosporina.

Para receber a medicação é necessário atender aos critérios do protocolo do Ministério da Saúde, que podem ser acessados através do site www.portaldasaude.gov.br. Em Santos, a Farmácia de Componente Especializado está localizada na Avenida Epitácio Pessoa, 415, 1º andar, no bairro Aparecida. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 13-32275969.

Liliane Souza – 5º semestre do curso de Jornalismo
Crédito de foto: Departamento de Imprensa UniSantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário