quarta-feira, 20 de abril de 2016

Hidratação nasal

O muco nasal tem a função de lubrificação e de proteção, impedindo que substâncias irritantes como poeiras ou até mesmo bactérias possam ir para o pulmão. Ao aderir na mucosa, o agente estranho ficará preso com posterior ressecamento irá formar aquilo que chamamos de “meleca”. O ressecamento nasal pode afetar qualquer tipo de pessoa, principalmente as que têm frequentes quadros de rinite. Também é comum haver o ressecamento nasal em estações frias e de baixa umidade. O hábito de estar em ambientes com condicionamento de ar e pelo fato de viver em ambientes com o ar poluído, também pode causar o ressecamento.

Redução na produção de muco nasal pode ser a porta de entrada para problemas respiratórios. Nos casos mais graves, sangramento nasal são sintomas comuns de quando o nosso nariz está seco.

Além desses fatores, diversos medicamentos levam a alteração da mucosa nasal, podendo causar o seu ressecamento. Um grande problema hoje em dia é a síntese de medicamentos cada vez mais complexos na indústria farmacêutica, o que dificulta entender as interações medicamentosas com outros fármacos, pois a utilização de múltiplos medicamentos é muito comum, ainda mais na população idosa.

A maneira mais comum de hidratar a mucosa nasal é pela utilização do soro fisiológico com ou sem auxílio de um inalador. Esse método é muito importante para a remoção de substâncias irritantes para o nosso nariz e ainda hidratá-lo. O gel de hidratação nasal que existe hoje em dia no mercado ajuda a prevenir o ressecamento nasal, tendo uma consistência que permite maior fixação na mucosa nasal, tendo mais efeito. O gel é a base de cloreto de sódio (4,5mg/g) e faz com que o nariz recupere a sua função de filtrar, podendo reter com mais eficiência as impurezas. Ambas as substâncias não geram efeitos colaterais e por não ter substâncias com efeito vasoconstritor, podem ser utilizados sem contraindicações.

João Gabriel Gouvêa da Silva - 3º semestre do curso de Farmácia

Referências:

AZZAM, J.S. Hidratação nasal: solução salina ou gel? Moreira JR, São Paulo, p. 92-96. Disponível em: <http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=4204>. Acesso em: 06 mar. 2016.

HOSPITAL FLAVIO SANTOS - Ressecamento Nasal é porta de entrada para doenças respiratórias. Disponível em: <http://www.hospitalflaviosantos.com.br/txt.php?id=415>. Acesso em: 06 mar. 2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário