sexta-feira, 8 de abril de 2016

OMS divulga Relatório Global sobre diabetes

Em um intervalo de 34 anos, o número de adultos que vivem com diabetes aumentou em 314 milhões. Os dados são do Relatório Global sobre diabetes, divulgados no último dia 6. Elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a publicação marcou a celebração ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril), despertando a sociedade para a conscientização da doença.

Em 2014, 422 milhões de adultos (ou 8,5% da população) tinham diabetes, em comparação com 108 milhões (4,7%) em 1980. Segundo a OMS, a doença causou 1,5 milhões de mortes em 2012. Excesso de peso e obesidade estão entre os fatores que podem levar ao aparecimento da doença. Para reduzir os fatores de risco, a Organização alerta que é imprescindível que os países voltem os esforços à promoção da saúde, através da prevenção e tratamento da doença.

Confira as principais conclusões do relatório, disponibilizadas no site da OMS:

  •  A epidemia de diabetes tem grandes impactos socioeconômicos na saúde, especialmente nos países em desenvolvimento.
  • Em 2014, mais de 1 em cada 3 adultos com idade superior a 18 anos estavam com excesso de peso e mais de um em cada 10 eram obesos.
  • As complicações da diabetes podem levar a ataque cardíaco, derrame, cegueira, insuficiência renal e amputação de membros inferiores. As taxas de amputação de membros inferiores, por exemplo, são de 10 a 20 vezes maior para as pessoas com diabetes.
  • Diabetes causou 1,5 milhões de mortes em 2012. Glicose no sangue maior do que o ideal causou um adicional de 2,2 milhões de mortes, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares e outras.
  • Muitas dessas mortes (43%) ocorrem prematuramente, antes da idade de 70 anos, e são em grande parte evitáveis ​​através da adoção de políticas para criar ambientes propícios a estilos de vida saudáveis ​​e uma melhor detecção e tratamento da doença.
  • Uma boa gestão inclui o uso de um pequeno conjunto de medicamentos genéricos; intervenções para promover estilos de vida saudáveis; educação do paciente para facilitar o auto-cuidado; e exames regulares para detecção e tratamento das complicações mais cedo.


Liliane Souza – 5º semestre do curso de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário