quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Evolução histórica da balança



O aprimoramento dos instrumentos analíticos sempre foi importante para o homem, tanto para o desenvolvimento da praticidade no manuseio quando pelo aumento da eficiência e precisão do instrumento. A necessidade de se quantificar os materiais faz com que se busque cada vez mais a melhoria dos instrumentos de pesagem, sendo alvo de interesse tanto de estabelecimentos comerciais quanto para indústrias.


Ao final da Idade Média, o modelo de balança mais utilizado era a balança de dois pratos. A utilização dessa balança era muito comum na época pelo fato de satisfazer as necessidades da população daquele período, não levando à necessidade de aprimorar um instrumento que já estava exercendo sua função adequadamente. 

Porém, com o avanço da medicina e da química, tornou-se uma necessidade quantificar precisamente o peso de matérias primas e dos medicamentos, pois os mesmos, em quantidades maiores do que a quantidade indicada, poderiam causar efeitos letais para os pacientes. Além desse fator, a utilização de balanças mais precisas tornou-se de extrema importância para pesquisas científicas.

Foram propostas, então, várias alterações na estrutura do instrumento para diminuir influência de qualquer fator que interferisse na sensibilidade da balança. Além de influentes externos, a balança precisava ser construída por materiais resistentes ao ar, para que ela ainda pudesse manter sua eficácia mesmo com o passar do tempo. Foram propostos modelos em cabines de vidro que permitiriam maior precisão às balanças, diminuindo interferência do ar.

As mudanças estruturais e tecnológicas continuaram sendo feitas até chegarem à invenção das balanças eletrônicas, que são utilizadas hoje em dia. A balança eletrônica, além de oferecer maior praticidade no momento da pesagem, possui maior sensibilidade e menor chance de erros, sendo possível quantificar de maneira quase exata. Além disso, as balanças eletrônicas têm um sistema de “tara” que ignora o peso do recipiente e calcula apenas a massa do material adicionado nele. 

É importante o avanço tecnológico dos instrumentos analíticos para que sejam possíveis resultados mais exatos e que possam ser obtidos de maneira prática durante as pesquisas do dia a dia.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 4° semestre do curso de Farmácia

Referência:

AFONSO, J.C.; SILVA, R.M. A evolução da balança analítica. Rev. Quím. Nova. São Paulo. v.27, n.6, Nov./Dec. 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário