segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Terapêutica do câncer

A partir do século XX, o número de casos de câncer aumentou em todo o mundo, estabelecendo-se em um dos mais importantes problemas de saúde pública. Com o avanço da ciência e tecnologia, ocorreu a melhoria dos meios de diagnóstico e tratamento que resultaram na cura de diversas doenças, inclusive o câncer, aumentando a expectativa média de vida. Porém é contraditório, pois o uso de métodos de diagnóstico e tratamento altamente sofisticados, ao mesmo tempo que pode prolongar a vida das pessoas, também podem aumentar o sofrimento, devido à potência dos efeitos adversos da terapêutica.

No tratamento de neoplasia maligna, que é uma proliferação anormal, excessiva e desordenada de células, são utilizados alguns procedimentos incluindo a quimioterapia, a qual é realizada com o emprego de substâncias químicas isoladas ou combinadas com o objetivo de matar a quantidade suficiente de tumor fazendo com que as células restantes possam ser destruídas pelo sistema imunológico do corpo.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. 

A mastectomia é mais frequente em tratamento curativo, é realizada a remoção de tumores relativamente pequenos, onde ocorre a ressecção completa da mama, geralmente seguida imediatamente ou tardiamente de uma cirurgia de reconstrução.

Relacionados a cirurgia, as que realizaram mastectomia total relataram mais fadiga do que as submetidas a outras cirurgias.

A quimioterapia adjuvante é administrada após o procedimento cirúrgico. A escolha do esquema a ser utilizado é baseada no estadiamento da doença.

A quimioterapia neoadjuvante é utilizada para induzir a uma diminuição do tamanho do tumor de modo a permitir uma cirurgia conservadora, potencialmente em casos com resultado estético melhor.
Pacientes em tratamentos sistêmicos adjuvantes mostraram sintomas vasomotores e alterações na função sexual. Causaram diminuição da qualidade de vida de modo geral, como função física, desempenho de papel, ansiedade, imagem corporal, fadiga entre outros.

A quimioterapia é um tipo de tratamento que introduz na circulação sanguínea compostos químicos conhecidos como quimioterápicos, para combater o câncer. Esses medicamentos são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando tumor e impedindo que se espalhem pelo organismo.

O tratamento radioterápico utiliza radiações para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam o tumor. A radioterapia é feita geralmente após a cirurgia ou quimioterapia, na região da mama e tem por objetivo eliminar células malignas que por ventura tenham sobrado no local ou próximo onde foi retirado o tumor.

As pacientes que realizaram a radioterapia, em um estudo desenvolvido no Nordeste dos Estados Unidos, houve um declínio da qualidade de vida, após seis meses do início do tratamento houve uma melhora gradual, porém, as funções sociais e sexuais declinaram no decorrer dos seis meses.

Com relação a quimioterapia, os pacientes que realizaram mais de seis sessões apresentaram déficit na função emocional e aumento de sintomas. Uma revisão de literatura mostrou que mulheres submetidas a quimioterapia apresentaram pior qualidade de vida para as funções físicas e sociais.

Diante desses fatos, vimos que viver e conviver com o câncer é um fato social muito significativo, possuí conotações maléficas, causa modificações que são importantes nas relações sociais do doente e na dinâmica familiar. Algumas vezes as mudanças no estilo de vida, reduzem ou perdem a capacidade do autocuidado e de agir com autonomia.

Laís Oliveira Reis – 8º semestre do curso de Farmácia

Referências:

FONTES,C.A.S; ALVIM,N.A.T. A relação humana no cuidado de enfermagem junto ao cliente com câncer submetido terapêutica antineoplásica, Acta Paul Enferm. 2008.

NICOLUSSI,A.C; SAWADA,N.O., qualidade de vida de pacientes com câncer de mama em terapia adjuvante, Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS), dez. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário