quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Novidades sobre os tratamentos do câncer de mama


Atualmente, as pesquisas estão voltadas para a redução dos riscos, toxicidade e para as causas definidas que ocasionam o câncer de mama. A diminuição da toxicidade terapêutica é um fator muito importante, principalmente para a qualidade de vida das mulheres. A diminuição na toxicidade consiste em novas metodologias aplicadas à radioterapia. A radioterapia se baseia em utilizar a radiação para impedir o crescimento das células tumorais e também matando-as. Infelizmente, a radiação também afeta as células sadias, gerando os efeitos colaterais.

Essas novas metodologias têm por objetivo diminuir o efeito colateral da terapia em outros órgãos, como a pele e o coração, além de tentar aumentar a especificidade da radiação ao atacar a maior quantidade de células tumorais possíveis e menos as saudáveis. Uma alternativa que está sendo muito estudada é a terapia por feixes de prótons, que possuem especificidade maior no momento da terapia, focando mais as células tumorais do que as sadias. Isso se dá devido aos feixes de prótons terem uma propriedade diferente, dispersando-se menos do que os feixes de radiação usuais. A grande vantagem é poder ajustar o alcance dos feixes para que só penetrem as células tumorais.  Mas também há novas técnicas que permitem a diminuição da toxicidade apenas pela posição em que o paciente recebe os feixes, assim como a frequência dos feixes e as diferentes energias utilizadas no processo da radioterapia.

Além dessas pesquisas, também há novas drogas que atacam especificamente as células cancerígenas. Essas novas drogas estão sendo baseadas nos estudos de nanotecnologia, que permitem o direcionamento da substância que irá matar a célula cancerígena, sem afetar ou atingir células saudáveis. A nanotecnologia é uma engenharia molecular que permite a criação de estruturas capazes de serem totalmente seletivas para determinada função, carregando um átomo ou uma molécula para locais específicos onde devem atuar. Esse tratamento tornaria a terapia do câncer menos tóxica e bem mais efetiva. São tecnologias de grandes custos e que produzem lixos ambientais tóxicos, por isso estão sendo pesquisados com muita cautela.

Porém, esses tipos de pesquisa demoram anos para poder obter resultados condizentes e que assemelhariam ao uso clínico das drogas já disponíveis. Nunca espere o pior para começar a se cuidar, faça exames regularmente e procure informar-se sobre o diagnóstico e a prevenção do câncer de mama, principalmente em eventos como o Outubro Rosa.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 4° semestre do curso de Farmácia

Referências:
INUMARU, L.E. et al. Fatores de risco e de proteção para câncer de mama: uma revisão sistemática.  Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro. v.27 n.7 p.1259-1270. Julho, 2011

American Cancer Society – What’s new in breast cancer research and treatment?
Disponível em: http://www.cancer.org/cancer/breastcancer/detailedguide/breast-cancer-new-research. Acesso em: 04 de agosto de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário