quarta-feira, 27 de maio de 2015

Esteróides Anabólicos Androgênicos

Hormônios androgênicos são aqueles que estimulam ou controlam o desenvolvimento e manutenção das características masculinas. Esses hormônios são secretados pelos testículos e correspondem a qualquer hormônio que exerça efeitos masculinizantes. A testosterona, presente em maior quantidade, é considerada na maioria das vezes, como o hormônio testicular mais importante. É responsável pelo crescimento do trato reprodutor masculino e desenvolvimento das características sexuais secundárias, que são as características que diferenciam o homem e mulher, como seios, barba, mudança no tom de voz, entre outros. Os esteróides anabólicos androgênicos (EAAs) são constituídos de compostos naturais e sintéticos, derivados da testosterona.

A testosterona, sintetizada pela primeira vez em 1935, foi inicialmente utilizada para fins terapêuticos em tratamento de pacientes deprimidos, recuperando-se de grandes cirurgias e com queimaduras. Medicamentos que são prescritos apenas em casos extremamente graves de anorexia e em doenças cujo paciente se encontra em estado terminal estão sendo utilizados como meio de ganho de massa muscular por leigos, que buscam a informação do benefício sem se darem conta da quantidade de efeitos colaterais que estão sujeitos que são diretamente ligados ao uso.

Atualmente, estes hormônios estão sendo amplamente utilizados para o culto à imagem corpórea. No Brasil, suas consequências físicas e psíquicas ainda não apresentam estatísticas, porém acredita-se que seu uso vem crescendo dentre os indivíduos do sexo masculino com faixa etária de 18-34 anos. O número elevado de pessoas que fazem uso dos EAAs não se restringe a esportista, mas também aos frequentadores de academias de musculação e, entre estes, os adolescentes. Os mesmos, no impulso da busca do corpo ideal, se entregam aos EAAs, sem conhecimento do perigo.

Os esteróides anabolizantes, diante de dieta adequada e de bom programa de treinamento, podem contribuir para aumentos no peso corporal, na maioria das vezes, no compartimento da massa magra e aumento do tamanho muscular. Os homens apresentam os seguintes efeitos adversos: atrofia dos testículos, redução no número de espermatozoides, impotência sexual, calvície, ginecomastia, que é o crescimento das mamas no homem (podendo não ser reversível), oligúria ou disúria que são a diminuição e a ausência da produção de urina, respectivamente, e aumento da próstata.

Nas mulheres ficam evidentes os traços masculinos como crescimento de pelos, voz grave, diminuição dos seios, além do aumento do clitóris e ausência do ciclo menstrual. Além de todas essas anormalidades, podem ocorrer problemas emocionais, tais como agressividade e irritabilidade descontroladas, variações de humor, ciúme patológico, quadros maníacos, esquizofrenia, ilusões, distração, esquecimentos e alterações da libido, devido a doses semanais utilizadas pelo individuo. A interrupção abrupta do uso destas substâncias pode levar à depressão por abstinência.

Os EAAs são drogas de uso exclusivo na medicina para o tratamento de diferentes tipos de patologias, causando melhoria das condições da saúde do paciente, quando administrados corretamente.

Lais Oliveira Reis – 5º semestre do curso de Farmácia

Referências:

MIYAMOTO, C.A  ; FARIA, J,G ; CABRAL A.S. ; SILVA, T.V  Rev. Conexão Eletrônica – Três Lagoas, MS – Volume 12 – Número 1 – Ano 2015.

SILVA, P.R.P ; DANIELSKI, R. ; CZEPIELEWSKI, M.A Esteróides anabolizantes no esporte Ver. Bras. Med Esporte _ Vol. 8, Nº 6 – Nov/Dez, 2002


SILVA,C.R.L ; JUNIOR,H.S.L;LOPES,.I.C.R. Alterações Laboratoriais e Prostáticas Decorrentes do Uso de Esteroides Anabolizantes, NewsLab - edição 128 - 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário