segunda-feira, 11 de maio de 2015

Psicoterapia pode contribuir para o controle de distúrbios alimentares

Ansiedade, frustração, solidão e tristeza. São inúmeros os motivos que podem ocasionar um distúrbio alimentar. O conceito de belo varia de acordo com a percepção e a sensibilidade de cada indivíduo. Os padrões de beleza, por sua vez, entram em cena para difundir os retratos da perfeição. Anorexia nervosa (AN), bulimia nervosa (BN) e compulsão alimentar são algumas das consequências.

A psicóloga Flávia Henriques, docente e integrante do Departamento de Apoio Pedagógico, Psicológico e Social (DPS) da UniSantos, conta que a maioria dos casos ocorre durante a juventude, devido a constantes mudanças físicas e emocionais. “Por trás disso pode ter um tipo de problema psicológico, ligado à emoção, aos sentimentos etc”.

A professora explica que a compulsão alimentar se manifesta como tentativa de preencher uma lacuna – fator que pode levar à obesidade. A psicoterapia surge com o papel de analisar o indivíduo para descobrir a causa do transtorno. Ao contrário da compulsão pelo alimento, a anorexia representa uma percepção distorcida da realidade.  Por mais magra que esteja, a pessoa tende e se enxergar acima do peso. A bulimia se caracteriza pelo descontrole, após exagerar no consumo de alimentos, a pessoa ingere substâncias laxativas e induz vômitos, a fim de perder o peso adquirido.

Psicoterapia - Trabalhar a mente através da psicoterapia pode ser o suficiente. De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, a maioria dos casos são tratados com sucesso através de terapias com psicólogos. Mas em casos extremos, torna-se necessária a intervenção medicamentosa. 

O tratamento utiliza-se de estratégias para estimular a aceitação de si próprio, já que esses desequilíbrios estão ligados à autoestima. Ela enfatiza que o primeiro e mais importante passo é reconhecer que há um problema e, a partir disso, buscar ajuda. 

Liliane Souza – 3º semestre do curso de jornalismo
Crédito de foto: Departamento de Imprensa UniSantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário